3. Júlio Martins eleito novo Provedor do Estudante da UBI

Júlio Martins eleito novo Provedor do Estudante da UBI

•   11 de outubro de 2018

Docente do Departamento de Ciências do Desporto vai ocupar o cargo nos próximos dois anos.

Ficheiro com o nome: julio_martins

Júlio Manuel Cardoso Martins foi eleito Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI). A eleição do docente do Departamento de Ciências do Desporto teve lugar na reunião do Conselho Geral da UBI realizada na quarta-feira, dia 10 de outubro, sucedendo assim a Luís Lourenço, que tem desempenhado a função desde 2014.

A candidatura surgiu na sequência de um percurso de vida que abrange várias funções como professor, autarca e de participação em projetos para a comunidade onde estavam envolvidos estudantes. “Tenho uma experiência de quase 40 anos de ensino que me permite, com alguma humildade, dizer que estou à vontade para compreender e defender as causas dos estudantes. A minha conduta pautou-se sempre por desenvolver estratégias pedagógicas de interação com os estudantes na compreensão dos problemas que iam surgindo no processo do ensino e da aprendizagem”, salienta Júlio Martins, acrescentando: “Até ao momento sei que consegui resolver os problemas que foram surgindo, através do diálogo e da empatia que é necessário implementar na construção do processo educativo”.

Com um mandato de dois anos, que pode ser renovado uma vez, Júlio Martins tem como linhas estratégicas desenvolver uma intervenção ativa na arbitragem e mediação dos conflitos e na obtenção de soluções transversais à Universidade. Além da simplificação de processos e da redução da conflitualidade, pretende “contribuir para a perceção de coesão da UBI”, através de uma “uniformidade nos procedimentos que, sem anular as particularidades de cada Faculdade, faz emergir um tratamento comum de problemas semelhantes”. Outra ideia para o mandato é definir uma atuação clara e transparente com a Associação Académica.

Júlio Martins pretende ainda “contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem” e pautar para que o estudante participe, coopere, tenha autonomia e seja ele o motor do desenvolvimento e da aprendizagem”. Pautar “pela melhor integração dos estudantes na comunidade ubiana e da cidade e por um sistema de valores, espírito de inclusão social, cultural e inovação de conhecimentos”, são outros dois objetivos.

Júlio Martins é Professor Auxiliar e investigador do CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development. Esteve na UBI, pela primeira vez, de 1993 a 1998, tendo contribuído para a criação da Licenciatura em Ciências do Desporto. É licenciado em Educação Física, mestre e doutorado em Desporto. Regressou à UBI em 2008.

O Provedor do Estudante é eleito pelo Conselho Geral, sob proposta dos seus membros, desenvolvendo o cargo com autonomia e imparcialidade face aos órgãos e serviços da academia. Compete-lhe receber eventuais queixas e reclamações dos alunos, sobre as quais deverá elaborar relatórios contendo um parecer de recomendações a apresentar aos órgãos da UBI. Deve ainda propor alterações às normas e procedimentos que melhorem a relação da instituição com os estudantes, prestar informação aos órgãos em matérias relacionadas com a sua atividade e elaborar, no final de cada semestre Letivo, um relatório da sua atividade, remetendo-o ao Reitor e ao Conselho Geral.

Data da última atualização: 2018-10-11