3. UBI cria pontes entre 12 universidades estrangeiras

UBI cria pontes entre 12 universidades estrangeiras

•   19 de outubro de 2018

A UBI promoveu pela primeira vez o International Staff Training Week, iniciativa que permitiu a troca de experiências e abertura a novas parcerias entre universidades da Europa e do Médio Oriente.

Ficheiro com o nome: ISTWeek_2018

A Universidade da Beira Interior (UBI) contribuiu esta semana para o aprofundamento de relações entre instituições de Ensino Superior sediadas na Europa e no Médio Oriente. O International Staff Training Week (ISTW) reuniu 24 colaboradores – em representação de 14 universidades de 12 países – que tiveram oportunidade de dialogar e aprender sobre os temas da internacionalização, mobilidade e intercâmbio entre entidades, além de conhecer a UBI e aspetos de interesse na região da Beira Interior.

Tratou-se de uma iniciativa inédita com estes contornos, tendo reunido participantes da Alemanha, Arménia, Estónia, Irão, Cazaquistão, Moldávia, Montenegro, Polónia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia. Um dos méritos desta organização da UBI, promovida através do Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP), residiu na diversidade de instituições presentes, que incluiu países da União Europeia e da Europa não-comunitária.

“Foi uma excelente ideia da UBI”, afirmou Malgorzata Swirydo, polaca da Gdansk University of Technology. “Este evento permitiu conhecer pessoas de outros países, perceber como trabalham, como apresentam os seus projetos e como podemos dar início a novas colaborações fora da União Europeia. Ter representantes desses países foi algo muito bom”, acrescentou.

Um desses representantes foi Ehsan Chitsaz, da University of Tehran. O elemento da instituição localizada na capital iraniana absorveu algumas ideias sobre como melhorar a dinâmica da internacionalização. “Apesar de termos muitos estudantes internacionais, queremos aumentar. Estamos interessados em ligarmo-nos a outras universidades e tentar encontrar estudantes e professores de qualidade que possam juntar-se a nós”, explicou. Mas, quatro dias depois de ter chegado à Covilhã, Ehsan Chitsaz também recomenda aos estudantes do Irão que continuem a sua formação na Covilhã.

“A UBI está localizada num local muito especial e esse é um dos seus aspetos mais competitivos: está na Europa, rivaliza com as melhores e é muito boa em várias áreas. Por isso, estamos interessados em recomendar esta universidade e esta bonita e acolhedora cidade aos nossos alunos”, conclui.

O International Staff Training Week começou na segunda-feira, 15 de outubro, e terminou esta sexta-feira. O evento insere-se na estratégia de internacionalização da UBI que, neste plano da mobilidade, tem sido capaz de liderar projetos que permitem a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores beneficiarem de uma experiência em universidades estrangeiras.

Data da última atualização: 2018-10-19