3. MOVE’UP18 apresenta na UBI o futuro da moda nacional

MOVE’UP18 apresenta na UBI o futuro da moda nacional

•   23 de outubro de 2018

O evento realiza-se na Faculdade de Engenharia, no dia 26 de outubro, e inclui a apresentação nacional do “Fashion from Portugal 4.0”, das coleções desenvolvidas pelos estudantes e das propostas a nível nacional do Concurso PFN.

Ficheiro com o nome: MU18

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser o centro da moda nacional na próxima sexta-feira, dia 26 de outubro. O MOVE’UP18 – Fashion Students Show realiza-se na Faculdade de Engenharia, juntando no mesmo programa a apresentação nacional do “Fashion from Portugal 4.0” – plano de internacionalização a implementar pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal –, o desfile dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos finalistas dos mestrados em Design de Moda (UBI) e Branding e Design de Moda (UBI/IADE-UE), bem como a apresentação das propostas dos concorrentes, a nível nacional, do Concurso PFN – Portuguese Fashion News e Upcycling Project By TAP. O evento encerra com o lançamento da coleção Primavera Verão 2019, de Carlos Gil, um dos designers portugueses com maior reconhecimento na atualidade.

Organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT), o MOVE’UP18 tem início às 21h00, com o “Welcome Session”, que possibilitará a visita à exposição de trabalhos da Licenciatura em Design de Moda da UBI e Mestrado de Branding e Design de Moda (UBI/IADE-UE), acompanhado de uma sessão de provas dos vinhos da Quinta dos Termos, que apoia o evento.

Pelas 21h30 será apresentado, pela primeira vez, o projeto “Fashion From Portugal 4.0”, desenvolvido pela ATP  e que, através das suas múltiplas ações, aposta nas tecnologias de informação para amplificar a promoção da imagem do sector, procurando alargar os públicos e mercados, reforçando a sua imagem como uma indústria moderna e inovadora, tecnologicamente na vanguarda, inspirada pelo design e fortemente orientada ao serviço do cliente, posicionando-se pelo valor.

Segue-se, às 22h00, o desfile de trabalhos dos futuros profissionais da indústria da moda, os finalistas dos dois mestrados da área que funcionam na UBI. O público terá oportunidade de ver desfilar as criações desenvolvidas nas oficinas e laboratórios do DCTT-UBI, no âmbito de um processo de aprendizagem que pretende preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.  “Baseado numa metodologia “learning by doing”, os alunos tiveram contacto com as várias técnicas e tecnologias do Departamento, que estão adaptadas o mais possível à realidade da indústria têxtil e vestuário da atualidade”, explica Madalena Pereira, docente do DCTT e um dos elementos da organização do MOVE’UP18. “Pretende-se neste evento dar a conhecer os resultados à comunidade, comunicação social, colegas e familiares”, acrescenta.

Dedicado a um dos mais importantes setores nacionais, faz ainda parte deste evento o desfile do Concurso PFN, organizado pela ASM – Associação Selectiva Moda e parceira do MOVE’18, e dos resultados do Concurso Upcycling Project By TAP. Participaram em ambas competições estudantes dos mestrados da UBI e UBI-IADE/UE.

A encerrar, Carlos Gil dá a conhecer as suas propostas para a próxima estação. Manequins internacionais de renome vão mostrar as peças desenvolvidas pelo criador sediado no Fundão e estilista que, na atualidade, veste figuras públicas como Fernanda Serrano, Cláudia Semedo ou Daniela Ruah e participa na semana internacional de Moda de Milão.

O MOVE’UP18 surge na sequência do trabalho que o DCTT-UBI tem feito para a renovação e desenvolvimento da Moda em Portugal. É também o resultado da estreita ligação estabelecida com empresas e entidades de relevo na área da moda, como a ATP e a PFN – Portuguese Fashion News, liderada pelo conhecido empresário Manuel Serrão, que estará presente, conjuntamente com o Presidente da Direção da Selectiva Moda, João Costa, e o Director-Geral da ATP, Paulo Vaz.

Data da última atualização: 2018-10-23