3. Congresso +AGRO’18 debate Indústria 4.0

Congresso +AGRO’18 debate Indústria 4.0

•   24 de outubro de 2018

+Agro 2018 – Congresso Internacional em Gestão Organizacional, Eficiência Energética e Saúde e Segurança no Trabalho, decorreu nos dias 3 e 4 de outubro, no CEi – Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco.

Ficheiro com o nome: maisAgro

O +Agro 2018 – Congresso Internacional em Gestão Organizacional, Eficiência Energética e Saúde e Segurança no Trabalho foi dedicado à ciência e tecnologias, tendo consistido num conjunto de intervenções, sessões científicas, workshops de capacitação e mesas-redondas que reuniu cerca 150 participantes para debaterem, durante dois dias, temáticas como a Indústria 4.0 aplicada ao setor agroalimentar.

Na Sessão de Abertura estiveram representadas as entidades promotoras do projeto +Agro, a InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro, a Universidade da Beira Interior – líder do projeto –, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, o INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO APLICADA DO IPC – Politécnico de Coimbra, o IPVC – Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Évora, e ainda, a Autoridade para as Condições do Trabalho, através da Diretora Regional Dr.ª Corina Farias.

O painel de oradores contou com a presença de Kate Palmer, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, sob o tema “Risk Assessment in the Agrifood Industry: The key to healthy workplaces”. As empresas FoodinTech, ISQ e a EXO estiveram presentes e deram a conhecer a sua perspetiva sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no agroalimentar.
Fez parte da programação a dinamização de um conjunto de Workshops de Capacitação na utilização de ferramentas computacionais de análise de riscos de Segurança e Saúde no Trabalho, de Eficiência Energética, de Gestão Organizacional e de apoio à decisão, para os subsetores de produtos lácteos, cárneos, hortofrutícolas e de panificação. O evento incluiu também a realização de seis sessões científicas que decorreram paralelamente onde foram apresentados novos estudos e desenvolvimento científicos nas temáticas discutidas no Congresso.

No segundo dia do evento realizaram-se duas mesas redondas sob os temas: “O desenvolvimento empresarial das regiões e a coesão territorial”, com moderação de Helena Freitas, atualmente Coordenadora do Centre For Functional Ecology e Ex-Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, que desenvolveu o Programa Nacional para a Coesão Territorial, e “Financiamento e Incentivos Públicos no apoio às Empresa”, com moderação de Conceição Carvalho, secretária técnica da Unidade Conhecimento, Inovação e Competitividade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C). No primeiro painel participou a Presidente da CCDR-C, Ana Abrunhosa, e do Vogal da Comissão Diretiva da CCDR Norte, Jorge Nunes. No segundo painel, estiveram presentes os representantes das entidades do IAPMEI, ANI e AICEP.

A Sessão de Encerramento do Congresso contou com a participação de Pedro Dinis Gaspar, docente da UBI e coordenador do projeto +AGRO, que deu por terminados os trabalhados dos dois dias do Congresso, do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Data da última atualização: 2018-10-24