3. eCO2blocks vence competição internacional de ideias de negócio sustentáveis

eCO2blocks vence competição internacional de ideias de negócio sustentáveis

•   05 de novembro de 2018

Spin-off da UBI proposta por docente e estudante de doutoramento da área de Engenharia Civil apresentou a melhor ideia entre 135 concorrentes.

Ficheiro com o nome: eco2blocks2

A eCO2blocks, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu a final internacional da ClimateLaunchpad, a mais importante competição mundial de ideias de negócio com base em tecnologias ambientalmente responsáveis. A ideia desenvolvida pelo docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), João Castro Gomes, e o estudante do Doutoramento em Engenharia Civil, Pedro Humbert, alcançou a primeira vitória de uma equipa portuguesa no concurso, que este ano teve a participação de 135 concorrentes.

Na Grande Final do ClimateLaunchpad, que teve lugar na cidade escocesa de Edimburgo, nos dias 1 e 2 de novembro, a eCO2blocks foi a primeira de toda a competição e ainda arrecadou o prémio Sistemas de Construção Sustentável. O projeto, que convenceu os diversos júris que analisaram a proposta ao longo de dois dias, vai agora participar no programa de aceleração da Climate-KIC.

O projeto da eCO2blocks propõe a utilização de produtos para construção – blocos, por exemplo – feitos a partir de resíduos, dispensando o cimento e a utilização de água potável na sua produção e que endurecem a absorver CO2. O objetivo é fazer com que este produto amigo do ambiente chegue ao mercado e revolucione o setor da construção.

“Temos agora o compromisso de concretizar este projeto no nosso país, pelo impacto positivo que tem para Portugal e para a sociedade. A produção de blocos e construção a partir da tecnologia que propomos, permite obter um produto com a mesma resistência, mas sem o impacto negativo das missões de C02, da utilização de água potável, de recursos minerais naturais e que absorve CO2. Para além das vantagens ambientais, permite uma produção 10 vezes mais rápida e não diminui postos de trabalho neste tipo de indústrias”, salienta o docente e investigador João Castro Gomes. A meta seguinte será “implementar uma pequena indústria na região onde está sediada a UBI”, refere ainda, para a seguir expandir esta tecnologia, a nível global, transformando as atuais indústrias de pré-fabricação para unidades que “reduzem o consumo de cimento e água potável”.

A eCO2blocks acedeu à final do ClimateLaunchpad depois de ter vencido a competição nacional, como resultado do trabalho conjunto do docente do DECA e do estudante de doutoramento natural do Brasil, Pedro Humbert. É um dos exemplos da investigação de ponta feita no DECA, com o apoio do C-MADE/UBI - Centro de Investigação em Materiais e Tecnologias Construtivas da UBI. Tem ainda o mérito de ter conseguido parceria do setor da inovação e construção como a UPTEC, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, Harsco - ASIC e Pavicer Blocozêzere.

O eCO2blocks é também um dos finalistas deste ano do Prémio Manuel António da Mota, que vai distinguir instituições que contribuam com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

ECO2Blocks no Facebook
ClimateLaunchpad no Facebook