Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Gala do Desporto reconheceu mérito dos estudantes que competiram pela UBI

Gala do Desporto reconheceu mérito dos estudantes que competiram pela UBI

  • NOTÍCIA
  •   09 de novembro de 2018  

Cerimónia homenageou equipas e atletas que mais se destacaram no último ano.

Ficheiro com o nome: galadesporto18

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) voltou a homenagear os estudantes que no ano letivo 2017/2018 competiram nas diversas equipas da Associação Académica da UBI. A Gala do Desporto 2018 serviu para entregar os prémios aos atletas, equipas e modalidades que mais se destacaram nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’S), mas foi também o momento para prestar o justo tributo a todos os alunos que aliaram os estudos à prática desportiva. No ano passado, a AAUBI arrecadou um total de 44 medalhas, que a colocaram em 5.º lugar entre as academias mais bem sucedidas a nível nacional, entre as dezenas de associações académicas que competiram nos CNU’s. Na Gala do Desporto 2018, realizada na noite de 8 de novembro, foi reconhecido esse esforço durante a entrega dos prémios de sete categorias.

Karolina Wojtaszek, polaca que durante o período de Erasmus ganhou o título nacional de Escalada com a camisola da UBI, foi considerada a “Desportista Revelação do Ano”. A “Desportista Feminina do Ano” é Inês Reis (Psicologia), natural da Covilhã, que também compete pelo Sporting Clube de Portugal.

O galardão de “Desportista Masculino do Ano” foi para David Gomes (Gestão) que brilhou na equipa de Futsal. Também do Futsal, Arménio Coelho é o “Treinador do Ano”. O prémio da “Modalidade Individual do Ano” foi para o Atletismo e da “Modalidade Coletiva o Ano” ficou para o Futsal Masculino.

Rosa Oliveira, nadadora da equipa do FC Porto e estudante de Design Industrial, recebeu a “Distinção Percurso Desportivo”, depois de ter conquistado dois títulos de Campeã Nacional Universitária e averbado dois segundos lugares.

Na cerimónia onde marcaram presença o presidente da FADU, Daniel Monteiro, e o vereador da Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, o presidente da AAUBI, Afonso Gomes, destacou a importância do desporto universitário no desenvolvimento económico e de integração social. “Se, por um lado, é consensual que os alunos da universidade constituem um pilar fundamental para o desenvolvimento económico da região, os cerca de 500 estudantes que praticam desporto na UBI, oriundos dos mais diversos locais do país, e de países estrangeiros, utilizam também a prática desportiva como forma de promover competências psicossociais, cabendo, assim, ao desporto desempenhar um papel fundamental no que concerne à exclusão social”, disse o dirigente associativo.

Tendo em conta esta importância, Afonso Gomes lembrou os recém-criados projetos de andebol e basquetebol, que permitem aos estudantes da UBI praticar desporto federado, e que se juntaram à modalidade de futsal.

João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, classificou a Gala como um “momento importante” para o desporto, área à qual a UBI dá muita atenção. “Temos feito um grande esforço no sentido de apoiar cada vez mais o desporto na nossa instituição. Nos últimos cinco anos temos feito algumas alterações,  a mais significativa das quais foi a aprovação do Prémio de Mérito desportivo, que permite aos nossos atletas descontos nas propinas quando obtêm resultados de destaque”, afirmou, lembrando que é uma matéria que está agora a ser trabalhada a nível nacional, mas que na UBI já tem dois anos. O Vice-Reitor da academia ubiana destacou igualmente o trabalho que está a ser feito com os clubes da região, pela AAUBI e pelo Departamento de Ciências do Desporto, bem como o envolvimento da UBI na organização de provas nacionais e de cursos para treinadores, "que ajudam a dar visibilidade à região".

Data da última atualização: 2018-11-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.