Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Congresso analisa ligação entre jornalismo e dispositivos móveis

Congresso analisa ligação entre jornalismo e dispositivos móveis

  13 de novembro de 2018  

Img:

UBI recebe a quarta edição de um evento científico único em Portugal que vai analisar o futuro das notícias, face à evolução tecnológica.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe na próxima semana o 4.º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis - #JDM2018, que vai reunir um conjunto de especialistas internacionais para analisar o universo das notícias e o seu cruzamento com objetos de utilização constante como os smartphones ou os tablets. O encontro científico acontece na Faculdade de Artes e Letras, nos dias 19 e 20 de novembro, próximas segunda e terça-feira.

O evento bienal é o único a realizar-se em Portugal sobre o tema e uma vez mais apresenta um vasto programa que abrange as mais recentes tendências da produção e consumo de informação jornalística, que prometem continuar a mudar o funcionamento das empresas e dos profissionais do sector. São disso exemplo temas como a realidade aumentada, o recurso a aplicações - Whatsapp ou Instagram – e os conceitos de transmedia e crossmedia, entre muitos outros. Tudo visto à luz de experiências concretas desenvolvidas em países como Brasil, Espanha e Estados Unidos e, obviamente, Portugal.

A análise será feita pelos especialistas internacionais que compõem as três conferências e as quatro mesas de debate onde marcam presença Eva Dominguez, que estará na conferência de abertura do #JDM2018, e é responsável pelo projeto NUSHU, indicado pelo HundrED como uma das 100 inovações educativas mais inspiradoras do mundo. A investigadora apresenta o tema “¿Periodismo aumentado? Los retos narrativos de las tecnologías inmersivas?” (dia 19, 9h30).

A fechar Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão), jornalista e diretor do Departamento de Comunicação da UFM na área de Jornalismo em Redes Digitais, aborda “Sistemas Imersivos e Realidade Virtual no Jornalismo” (dia 20, 15h45).

Como habitualmente, o #JDM2018 vai mostrar a perspetiva de quem está no terreno e convida, desta vez, três jornalistas de três órgãos de informação de expressão nacional, que têm em comum lidarem de perto com o universo da tecnologia digital. Na Conferência “Ponto de Vista dos Jornalistas” (dia 20, 14h00) participam Nuno Patrício (RTP), jornalista multimédia no site da RTP Notícias - Informação e Formador RTP na área de social media; Ivo Neto (Jornal de Notícias), responsável pelas redes sociais do JN e especialista em assuntos relacionados com tecnologia; e Miguel Soares (Antena 1), editor e coordenador de informação da Antena 1 (RTP) nas redes sociais.

A Sessão de Abertura do #JDM2018 está marcada para o Anfiteatro da Parada, às 9h00, do dia 19 de novembro e é uma iniciativa da Faculdade de Artes e Letras e do Labcom.IFP, com o apoio do Banco Santander.

Mais informação
#JDM2018 na web 
#JDM2018 no facebook 

Notícia atualizada a 16 de novembro 2018.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-11-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.