3. FCS-UBI recebe pela primeira vez cerimónia do Juramento de Hipócrates

FCS-UBI recebe pela primeira vez cerimónia do Juramento de Hipócrates

•   23 de novembro de 2018

Cerimónia acontece amanhã, dia 24 de novembro, com a presença de 80 jovens médicos.

Ficheiro com o nome: juramento-de-hipocrates2

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) recebe pela primeira vez a cerimónia do Juramento de Hipócrates. Está prevista a participação de aproximadamente 80 jovens médicos provenientes de várias regiões do país, na sessão organizada pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), em parceria com a FCS-UBI.

A cerimónia, marcada para a manhã de sábado, dia 24 de novembro, às 10h00, no Grande Auditório, assume-se como um ato de grande simbolismo para os profissionais de saúde. Miguel Castelo-Branco, presidente da FCS-UBI, destaca que se trata de “um momento que assinala a possibilidade de uma pessoa com um curso de Medicina poder exercer a sua função como médico reconhecido pela sociedade, enquanto detentor das autorizações e obrigações associadas à função”.

Nela são afirmados “os aspetos essenciais que devem presidir a conduta humanista do médico e que, a par com o conhecimento e as competências técnicas, são ensinados e praticados durante o curso de Medicina”, refere ainda o também diretor do Mestrado Integrado em Medicina da UBI, acrescentando: “No caso do curso da nossa Faculdade, estes aspetos são particularmente reforçados como essenciais ao profissionalismo médico”.

Miguel Castelo-Branco, que exerce igualmente as funções de médico, releva as primeiras linhas do Juramento de Hipócrates, escrito há perto de 2500 anos e atualizado a nível mundial em 2017: “Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da humanidade;  A Saúde e o bem-estar do meu doente serão as minhas primeiras preocupações; Respeitarei a autonomia e a dignidade do meu doente; Guardarei o máximo respeito pela vida humana”.

A escolha da FCS-UBI, por parte de SRCOM, para esta cerimónia inédita deveu-se “à vontade expressa da UBI, dos responsáveis da FCS-UBI, dos estudantes e dos jovens médicos, para que existisse uma ligação mais aprofundada entre a universidade, a cidade e o Juramento de Hipócrates”, de acordo com Carlos Cortes, presidente da SRCOM. A opção é ainda justificada com a vontade da Secção de “democratizar e dar oportunidades iguais para todos”, independentemente de serem de grandes ou pequenas cidades, do interior ou do litoral, da faculdade A ou da faculdade B.

“Levar e defender a saúde nas regiões do interior é, também, levar as vozes dos médicos para o Interior. Esta cerimónia permite a todos os médicos do País, se assim o entenderem, fazer o Juramento na cidade da Covilhã”, defende Carlos Cortes, que espera, desta forma que a cerimónia seja também uma mensagem para a tutela: “O Direito à Saúde, o acesso aos cuidados de saúde e a igualdade de oportunidades são princípios e valores para qualquer ponto do nosso território”.

A cerimónia vai ter transmissão em direto na página da UBI no Facebook.

09h00 | Registo dos participantes
10h00 | Abertura da cerimónia
10h05 | Discurso – Presidente da SRCOM (Dr. Carlos Cortes)
10h10 | Discurso – Representante da MS (Dra. Rosa Reis Marques)