3. Filmes da UBI nomeados para o Fantasporto

Filmes da UBI nomeados para o Fantasporto

10 de janeiro de 2019

Dois trabalhos de alunos do curso de Cinema vão competir na 39.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto.

Dois filmes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para a categoria “Melhor Escola de Cinema/Best Film School”, da edição deste ano do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Os trabalhos de estudantes do curso de 1.º Ciclo/Licenciatura em Cinema da UBI “Um Marco no Futebol”, de José Caetano, e “Eikasia”, da autoria de Francisco Morais e Miguel Pinto, foram escolhidos pelo júri para competir naquele que é um dos mais importantes certames dedicados à Sétima Arte, que se realiza em Portugal.

“Um Marco No Futebol” foi realizado por José Caetano, que também é autor do argumento, para a Unidade Curricular “Projeto II”. É uma curta-metragem de 10 minutos, do género Mockumentary – falso documentário –, sobre a chegada de um novo jogador de futebol ao clube Marco de Canaveses. A qualidade do filme valeu-lhe já o Prémio da secção “Ensaios”, do festival Caminhos do Cinema Português, que decorreu em Coimbra, em novembro do ano passado.

“Eikasia” é o Projeto Final da Licenciatura em Cinema de Francisco Morais e Miguel Pinto, realizadores e autores do argumento. Com 24’29’’ de duração, insere-se no género de Ficção Científica.

Ao longo dos anos, os filmes realizados pelos estudantes de Licenciatura e Mestrado em Cinema na UBI têm estado em destaque em diversos festivais da especialidade, alcançando diversos prémios.

Desta vez, integram a competição do Fantasporto, que este ano decorre ao longo de dez dias, juntando produtores, realizadores, atores, distribuidores e público, para um programa multifacetado, com as inevitáveis sessões de cinema, e ainda conferências, debates, um congresso dedicado ao cinema nas escolas, apresentações de livros e exposições de artes plásticas.

A 39.ª edição do Fantasporto tem início a 22 de fevereiro e prolonga-se até 3 de março.

Fantasporto

Data da última atualização: 2019-01-10