3. UBI promove programa sobre cultura em parceria com a Antena 2

UBI promove programa sobre cultura em parceria com a Antena 2

•   11 de janeiro de 2019

“No Interior da Cultura” vai ser emitido até março, como resultado de uma parceria entre o Mestrado em Estudos de Cultura e a rádio pública nacional.

Ficheiro com o nome: interior_cultura

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Rádio Difusão Portuguesa (RDP) iniciaram uma parceria que deu origem a uma série de 13 programas a emitir na Antena 2, às sextas-feiras, com a designação de “No Interior da Cultura”. A rubrica, impulsionada pelos elementos do Mestrado em Estudos de Cultura, curso de 2.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras (FAL-UBI), e a rádio pública nacional, consiste num conjunto de conversas que se destinam a valorizar figuras da área cultural.

Os programas são emitidos às 14h20, até 29 de março, e ficam depois disponíveis no site da RTP, para ouvir em qualquer altura.

Um total de 13 convidados, oriundos de diversas áreas, vão conversar com Luís Caetano para promover uma ampla reflexão sobre a cultura, num registo intencionalmente inclusivo e próximo dos ouvintes. Pretende-se “olhar a cultura enquanto conceito global e intemporal e, ao mesmo tempo, descobrir experiências locais e regionais, num país que conhece há muito o despovoamento do interior e a concentração macrocéfala de meios e valências”, refere o portal do programa.

A estreia contou com o convidado José Rosa, presidente da FAL-UBI, seguindo-se esta sexta-feia Rui Sena, covilhanense, licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora e membro fundador da Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã, da qual é diretor artístico, bem como do Festival Y-festival de artes performativas.

Com este programa, a academia ubiana cumpre uma importante missão para a região e o país, no âmbito da sua área de atuação cultural e científica, em convergência com uma das rádios nacionais que mais atenção dá a este campo. Tudo isto na sequência da aposta no ensino e na investigação neste âmbito, que resultou na criação do curso de 1.º Ciclo em Ciências da Cultura, em 2013, – singular no País – e na aposta num Mestrado em Estudos de Cultura, iniciado em 2017.

“No Interior da Cultura” | Site da RTP
“No Interior da Cultura” | Facebook