3. Health Cup premeia startups dedicadas à doença de Parkinson e saúde mental

Health Cup premeia startups dedicadas à doença de Parkinson e saúde mental

•   17 de janeiro de 2019

Programa Capital semente do UBImedical vai agora apoiar o desenvolvimento da NeuroSoV e MountainCare.

Ficheiro com o nome: ubimedical800x440_02

NeuroSoV e o MountainCare são as vencedoras da primeira edição do Health Cup, programa promovido pelo UBImedical com o objetivo de apoiar duas startups por ano. A primeira vai trabalhar na área da terapêutica da doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, e a segunda irá centrar-se no campo da saúde mental.

O NeuroSoV, desenvolvido pela investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde Ana Clara Cristovão, consiste em modelos de avaliação pré-clínica da neurotoxicidade e eficácia in vitro e in vivo para a triagem de moléculas com potencial terapêutico para a doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.

O MountainCare consiste numa plataforma que emprega algoritmos de inteligência artificial e machine learning para analisar os dados das redes sociais e estabelecer um perfil da saúde mental dos utilizadores. A plataforma também permite aos utilizadores incluírem mais informação, nomeadamente sinais vitais de smartbands de modo a complementar as análises. A equipa MountainCare é constituída por três estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), de Engenharia Informática (Vasco Lopes e José Manteigueiro) e Mestrado Integrado em Medicina (Valéria Garcia).

Ao saírem vencedoras do Health Cup - Capital Semente as duas startups vão agora beneficiar de acompanhamento dos projetos empreendedores, sessões de mentoria/coaching, apoio na elaboração do plano de negócios, apoio na elaboração de candidaturas a financiamento, consultoria em propriedade intelectual, acesso a redes de empreendedores, investidores e facilitadores, apoio na procura de parcerias e colaborações com outras empresas e entidades (potenciais clientes, parceiros e fornecedores) e apoio na angariação de fundos (business angels, capital de risco, plataformas de investimento, banca).

Aos dois melhores projetos na área da saúde e ciências da vida é atribuído capital semente no valor de 5.000 euros e 1 ano grátis de incubação na incubadora UBImedical.

A Pitch Competition desta edição inaugural teve lugar na quinta-feira, dia 10 de janeiro. As candidaturas para projetos nas áreas da saúde e ciências da vida decorreram durante o mês de novembro (tendo sido rececionadas 15), e a seleção, que consistiu na apresentação de um Pitch, contou com a presença de um júri composto pelos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde Ana Paula Duarte, Manuel Lemos e Miguel Castelo-Branco e pelo docente da Faculdade de Engenharia Nuno Garcia.

De acordo com o UBImedical, “devido ao sucesso desta primeira edição do Health Cup e à qualidade dos projetos apresentados a segunda edição já está a ser preparada”.

Data da última atualização: 2019-01-17