Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI homenageia o antigo docente Mário Pereira

UBI homenageia o antigo docente Mário Pereira

  8 de fevereiro de 2019  

Img:

O tributo, a título póstumo, realiza-se no Centro de Óptica.

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove, segunda-feira, dia 11 de fevereiro, a Cerimónia de Homenagem ao Prof. Doutor Mário José Teixeira Pereira. No âmbito da iniciativa, que está agendada para as 17h30, será descerrada uma placa em que é atribuído o nome do docente ao Laboratório de Ensino de Ótica, estrutura que integra o Centro de Óptica.

Mário José Teixeira Pereira, nascido em 1963 e falecido em 2008, era natural de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga. Licenciou-se, em 1988, em Física – Ramo Materiais, pela Universidade de Aveiro. Já na UBI, em 2002, obteve o Grau de Doutor em Física, com a tese intitulada “Reconhecimento do Padrão Óptico da Estrutura da Folha de Papel”, com orientação de Paulo Fiadeiro.

Profissionalmente integrou o corpo docente do Departamento de Física da UBI (DF-UBI) desde outubro de 1988, primeiro como Assistente Estagiário, tendo passado à categoria de Professor Assistente, em maio de 1994, até à data da sua morte. Durante esse período, lecionou nos cursos de licenciaturas em Física Aplicada, em Ensino da Física, em Ensino da Química e em Química Industrial e ainda nas engenharias de Produção e Gestão Industrial, Têxtil, do Papel, Aeronáutica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Engenharia Civil.  

Antes de chegar à Universidade da Beira Interior realizou estágio na Empresa Pólo, em Vila Real, no domínio do controlo de qualidade no fabrico de lentes bifocais.

Enquanto investigador, além da participação em diversos projetos, integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Deteção Remota, do Departamento de Física da UBI, e o Centro de Óptica.

Mário Pereira teve ainda responsabilidades administrativas no DF-UBI, nomeadamente como Diretor da Licenciatura em Optometria e Optotecnia - Física Aplicada (2002-2004), elemento do Conselho do Departamento de Física da UBI (1998-2000), representante do Departamento de Física no Centro de Óptica (1994-1997) e como responsável por dois laboratórios do mesmo Centro.

Foi também membro da Academia de Ciências de New York, desde novembro de 1997, e da Comissão de Normalização CTE-76, desde dezembro de 2001.

Notícia atualizada a 11 de fevereiro de 2019.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-02-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.