3. Projeto internacional BIO-ALL arranca na UBI

Projeto internacional BIO-ALL arranca na UBI

•   15 de fevereiro de 2019

O UBIMedical foi palco do lançamento dos trabalhos que se destinam a aumentar competências no empreendedorismo ligado à saúde.

Ficheiro com o nome: bioall

O projeto internacional BIO-ALL, que é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), realizou a reunião de lançamento no UBIMedical. Este projeto inovador é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus + (KA2: Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas - Alianças de Conhecimento). Visa desenvolver competências empresariais que ainda não estão estruturadas e inseridas nos currículos de ensino de escolas e universidades, embora sejam especialmente necessárias em setores onde empreendedores e empresas encontram mais obstáculos para acelerar a comercialização, como as indústrias relacionadas com a biotecnologia e a saúde.

O objetivo principal do BIO-ALL - BIOHEALTH Gear Box Alliance é lidar com uma lacuna específica de aptidões nos sistemas de apoio ao empreendedorismo em BIOHEALTH e nas ofertas e atividades dos currículos do Ensino Superior através do desenho, teste e desenvolvimento de uma pós-graduação internacional conjunta, um programa internacional de aceleração e um Hub virtual de forma a criar uma rede de apoio online para empreendedores e inovadores do sector BIOHEALTH.

O consórcio é composto por 13 parceiros, de quatro países: Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Está estruturado com entidades de competências diferentes e complementares, juntando instituições de Ensino Superior e parceiros empresariais com diferentes origens, envolvidos em áreas com uma intervenção específica nos setores de bio e saúde.

São parceiros a UBI, as portuguesas Bgi - Construindo Inovadores Globais Sa, Hprd - Investigação e Desenvolvimento de Produtos de Saúde Lda e Inova + - Serviços de Inovação, SA; de Espanha fazem parte a Asociacion Cluster Granada Plaza Tecnológica y Biotecnologica, Centro Europeu de Empresas e Inovação Aragon Sa, Fundação Publica Andaluza Parque Tecnológico de Ciências da Saúde de Granada e a Universidade de Granada; de Itália os participantes são Cube Labs Srl, Friuli Innovazione Centro di Ricerca e di Transferimento Tecnológico Scarl, Instituto Nacional de Biosistemas e Biossistemas e a Université Politecnica del Marche (Itália); da Holanda, faz parte Virtual Angle Bv (Holanda).

“Este projeto foi muito bem recebido pela Comissão Europeia, que espera muito do consórcio, já que o BIO-ALL teve uma classificação muito alta e encaixa-se num setor com elevado potencial e onde as lacunas precisam desta resposta”, diz Dina Pereira, do UBImedical, incubadora da UBI que recebeu a reunião, no dia 8 de fevereiro. João Leitão, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, afirma que “este projeto produzirá um impacto significativo nos países envolvidos” e acredita que “é o começo de uma série de projetos”.

Data da última atualização: 2019-02-15