3. UBI disponibiliza software de deteção de plágio

UBI disponibiliza software de deteção de plágio

•   15 de março de 2019

A ferramenta URKUND está integrada na plataforma Moodle.

Ficheiro com o nome: urkund

Os docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) têm ao dispor o software URKUND, uma ferramenta para deteção de plágio que é usada por instituições de Ensino Superior de todo o mundo e, no caso da UBI, encontra-se integrado na plataforma de eLearning Moodle.

O software foi o tema da última sessão do Programa de Formações de 2018, realizada na quinta-feira, 14 de março. A designada “Sessão de apresentação do Programa Informático de deteção de plágio – URKUND” teve uma participação expressiva da parte dos docentes, e o tema estará em foco numa outra formação a decorrer nas próximas semanas, dedicada à Plataforma Moodle.

O URKUND proporciona economia de tempo para os professores. Antes mesmo de chegar ao docente, o documento enviado pelo aluno é verificado em três fontes de origem mapeadas pelo URKUND. É então apresentada a informação que o professor necessita para determinar se o texto contém ou não plágio.

A decisão de disponibilizar este instrumento insere-se no plano global de elevar os padrões de integridade académica, aumentando a qualidade e o rigor de ensino, investigação e avaliação dos alunos, uma meta constante da UBI.

A implementação do URKUND corporiza um instrumento prático desta estratégia, na qual se insere a existência da Comissão de Ética, órgão consultivo que tem como objetivo zelar pelos padrões de ética no âmbito das atividades desenvolvidas pela UBI, e a disponibilização do Código de Integridade que estabelece os princípios, valores e deveres práticos regentes das atitudes e conduta de seus docentes, investigadores, pessoal não docente e estudantes.

Em paralelo está a desenvolver ações práticas onde se insere a formação sobre o Urkund. A próxima intitula-se Ética e Fraude no Ensino Superior e realiza-se a 19 de março. As inscrições estão abertas até dia 17 de março. O orador é José António Martinez Souto de Oliveira, Professor Catedrático jubilado da UBI, e presidente da Comissão de Ética.

Programa de Formação
URKUND