Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Estudantes de Arquitetura conquistam prémio em concurso de design

Estudantes de Arquitetura conquistam prémio em concurso de design

  20 de março de 2019  

Img:

Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas estiveram em destaque no concurso One Day Design Challenge, promovido pela Roca.

Os estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas saíram vencedores da One Day Design Challenge, competição internacional promovida pela Roca.

A dupla de alunos foi a melhor do “Prémio We Are Water”, por valorizar as questões ambientais. O título da ideia apresentada é “2WC - 2Ways Sustainability”. “Esta proposta considera a relevância do mundo em mudança e onde cada vez mais se percebe a importância de agir de modo sustentável”, segundo os seus autores. A ideia é mostrar a possibilidade de se aplicar estas preocupações na arquitetura, independentemente da dimensão do projeto.

A proposta escolhe não optar pela utilização da água da chuva ou da luz solar, fazendo antes uso de ambas. “Uma das casas de banho recebe a água da chuva, filtrando-a através da cobertura verde e reservando-a no subsolo. A outra capta a luz do sol através de um painel fotovoltaico, alimentando o conjunto energicamente durante a noite”, acrescentam os elementos da equipa.
Com este projeto, saíram vencedores da terceira edição do concurso que desafiou os 320 participantes – cerca de meia centena da UBI –, provenientes de todo o país, a projetar produtos inovadores para o espaço da casa de banho, em apenas 9 horas.

O objetivo desta iniciativa, que em Portugal teve lugar no último sábado, 16 de março, é promover e proporcionar visibilidade ao talento dos jovens nacionais em arquitetura e design, originalidade, criatividade e praticidade.

Do júri do concurso fez parte Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, da Faculdade de Engenharia.  

Os vencedores do primeiro prémio de todas as edições estão convidados a participar numa grande final que terá lugar em Barcelona em janeiro de 2020.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-03-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.