3. Estudantes de Arquitetura conquistam prémio em concurso de design

Estudantes de Arquitetura conquistam prémio em concurso de design

•   20 de março de 2019

Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas estiveram em destaque no concurso One Day Design Challenge, promovido pela Roca.

Ficheiro com o nome: premio-roca2

Os estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas saíram vencedores da One Day Design Challenge, competição internacional promovida pela Roca.

A dupla de alunos foi a melhor do “Prémio We Are Water”, por valorizar as questões ambientais. O título da ideia apresentada é “2WC - 2Ways Sustainability”. “Esta proposta considera a relevância do mundo em mudança e onde cada vez mais se percebe a importância de agir de modo sustentável”, segundo os seus autores. A ideia é mostrar a possibilidade de se aplicar estas preocupações na arquitetura, independentemente da dimensão do projeto.

A proposta escolhe não optar pela utilização da água da chuva ou da luz solar, fazendo antes uso de ambas. “Uma das casas de banho recebe a água da chuva, filtrando-a através da cobertura verde e reservando-a no subsolo. A outra capta a luz do sol através de um painel fotovoltaico, alimentando o conjunto energicamente durante a noite”, acrescentam os elementos da equipa.
Com este projeto, saíram vencedores da terceira edição do concurso que desafiou os 320 participantes – cerca de meia centena da UBI –, provenientes de todo o país, a projetar produtos inovadores para o espaço da casa de banho, em apenas 9 horas.

O objetivo desta iniciativa, que em Portugal teve lugar no último sábado, 16 de março, é promover e proporcionar visibilidade ao talento dos jovens nacionais em arquitetura e design, originalidade, criatividade e praticidade.

Do júri do concurso fez parte Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, da Faculdade de Engenharia.

Os vencedores do primeiro prémio de todas as edições estão convidados a participar numa grande final que terá lugar em Barcelona em janeiro de 2020.

Data da última atualização: 2019-03-20