3. Quarto “Ignite Your Future” para divulgar a região e a tecnologia aos jovens

Quarto “Ignite Your Future” para divulgar a região e a tecnologia aos jovens

•   12 de abril de 2019

O evento organizado pela UBI, Câmara do Fundão, Altran e Associação de Desenvolvimento Gardunha 21 vai mobilizar 120 jovens de todo o país, na próxima semana.

Ficheiro com o nome: ignite2019

A Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se uma vez mais à Câmara do Fundão, Associação de Desenvolvimento Gardunha 21 e Altran para promover o “Ignite Your Future”, evento criado para incentivar o gosto pelas novas tecnologias entre estudantes do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. A edição deste ano começa na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, com atividades na UBI e no Fundão, até dia 18.

A Universidade mobiliza para o evento mais de 50 alunos e 10 docentes, além de aproximadamente 20 funcionários. Aos docentes e alunos seniores caberá a supervisão e dinamização dos desafios tecnológicos que as equipas irão desenvolver nos dias 17 e 18 de abril, no Centro de Negócios do Fundão.

“A parte mais significativa da nossa participação está reservada para os 40 alunos dos cursos de Informática Web e Engenharia Informática que integram as equipas em competição na qualidade de mentores, tendo por tarefa ajudar as equipas a ultrapassar os desafios de forte cariz tecnológico”, explica Paulo Fazendeiro, docente do Departamento de Informática da UBI (DI-UBI).

Antes da competição, os participantes vão estar na UBI, na terça-feira, 16 de abril. Além da sessão de boas-vindas e atribuição dos mentores às equipas, estão preparadas atividades que vão dar a conhecer os espaços da academia (através de um peddy-paper) e ações de team-building. A noite terminará com um jantar seguido de entrega de lembranças e atuação de uma Tuna académica.

“Desta forma, os participantes deixam a UBI levando consigo uma boa amostra do ambiente pujante que se respira na nossa Universidade”, refere ainda Paulo Fazendeiro, que integra a organização do evento.

O Ignite Your Future pretende que os jovens usufruam de um contacto, aprendizagem e competição em torno de componentes tecnológicas, conheçam a região, instituições e empresas.

Paulo Fazendeiro destaca a importância da ligação aos estudantes da região e do país, numa fase de escolhas sobre o curso a seguir no Ensino Superior. Naquela que é a quarta edição, é possível perceber que o Ignite Your Future já conseguiu atrair estudantes para a UBI. “É curioso notar que entre os mentores da presente edição, temos três alunos que escolheram os nossos cursos após terem participado (ainda enquanto estudantes do Ensino Secundário) em edições anteriores”, refere Paulo Fazendeiro, antevendo que “para o DI em particular, para as áreas das engenharias e para a UBI, de uma forma mais abrangente, o valor desta iniciativa irá notar-se melhor a médio/longo prazo, com a entrada de mais alunos em cursos da Faculdade de Engenharia, nomeadamente em Engenharia Informática e Informática Web”.

A parceria com o Município do Fundão e a Altran valoriza ainda a ligação ao país e à região, nas vertentes da indústria e entidades governativas: “O DI-UBI contribui muito para o sucesso deste evento, mas recebe de volta um reconhecimento de qualidade, que já experimentámos na primeira pessoa”.

Data da última atualização: 2019-04-12