3. Arquiteto formado pela UBI vence concurso sobre a farmácia do futuro

Arquiteto formado pela UBI vence concurso sobre a farmácia do futuro

•   17 de abril de 2019

O ex-aluno da UBI, Fábio Silva Santos, desenvolveu o projeto no ateliê de que é cofundador que suplantou 170 concorrentes internacionais.

Ficheiro com o nome: arquitetura-farmacia2

Fábio Silva Santos, diplomado em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior (UBI), venceu um concurso internacional que desafiava os participantes a repensar a organização do espaço de farmácia. O projeto apresentado foi o melhor entre 170 concorrentes da competição “Future Pharmacy”, promovida pela Th.Kohl, nome histórico ligado ao design de estabelecimentos deste tipo.

A ideia vencedora foi apresentada pelo gabinete de arquitetura SOLO ATELIER, do qual Fábio Silva Santos é cofundador.

“Tem como base a construção modular de uma grelha que permite uma fácil reorganização do espaço”, de acordo com a equipa que desenvolveu o projeto, acrescentando que “a leveza desta estrutura é intercalada por um conjunto de módulos que se distribuem de forma orgânica pelo espaço e definem diferentes tipos de experiência para o utilizador, que vão desde o atendimento e acompanhamento tradicional cara a cara, até à interatividade com sistemas de serviço autónomos”.

Esta “farmácia do futuro” apresenta um conjunto de espaços de serviço à comunidade, como cafetarias nutricionais, ou apoios educativos para crianças, que visam a alteração da habitual memória e experiência que o utilizador obtém em espaços de farmácia.

O projeto foi dado a conhecer no último fim-de-semana, 13 de abril, em Bolonha (Itália), durante a Cosmofarma, feira da especialidade, estando previsto que seja alvo de desenvolvimento e detalhe, de forma a ser implementado em diversos estabelecimentos farmacêuticos no continente europeu.

Fábio Silva Santos obteve a formação académica no Mestrado Integrado em Arquitetura na UBI, que concluiu em 2014. Colaborou na Serrano+Baquero Arquitectos e na Barbosa e Guimarães Arquitectos, desenvolvendo concursos internacionais e projetos de escala variada, tendo tido responsabilidades na coordenação e acompanhamento de projetos. Foi finalista do concurso Awa Ideas Competitions Coworking Space _Oporto e 2º classificado no Concurso Internacional de Arquitectura EUROPAN 13, Feldafing, Alemanha (colaboração com Serrano+Baquero).

Em 2018, juntamente com outro arquiteto, Sérgio Santos Cruz, fundou o SOLO ATELIER.

Data da última atualização: 2019-04-17