Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI assina parceria com a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

UBI assina parceria com a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

  • NOTÍCIA
  •   03 de maio de 2019  

Protocolo destina-se a promover ações que incentivem a formação e o desenvolvimento científico, entre outras.

Ficheiro com o nome: ProfAldo_Protocolo1

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) vão ser parceiras num conjunto de atividades destinadas as melhorar a formação, produção de conhecimento e promoção da importância das competências aquáticas.

A UBI é a primeira instituição de Ensino Superior a estabelecer este tipo de acordo com a APTN, uma das associações de classe mais antigas de técnicos de desporto em Portugal

O protocolo é o culminar da cooperação que tem sido desenvolvida nos últimos anos, em ações como a preparação dos processos de acreditação de formações no âmbito da formação contínua de professores e na disponibilização de especialistas, docentes e alunos da UBI para atividades de formação e divulgação de conhecimento junto dos associados, técnicos de natação, entre outras.

As próximas iniciativas desta colaboração, de acordo com o presidente da APTN, Aldo Costa, incluem a participação da UBI em projetos de investigação, “nos quais se destaca o estudo da perceção dos treinadores de natação portugueses sobre o atual modelo de desenvolvimento desportivo a longo prazo”. Outro objetivo “é a organização conjunta de um seminário de formação técnico-científica, particularmente dirigido para os alunos da UBI e aberto à comunidade técnica, procurando contribuir para o desenvolvimento das competências dos técnicos de natação da região”, acrescenta o também docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI.

Está ainda prevista a participação da APTN nas necessidades de formação geral e contínua de nadadores salvadores, na sequência da recente acreditação da UBI enquanto entidade formadora de nadadores salvadores na região.

A ligação à UBI vai ainda contribuir para uma das metas da APTN, que passa por despertar a consciência social e política sobre o valor educativo da competência aquática no contexto escolar. Este trabalho tem sido feito com a Federação Portuguesa de Natação, também com o apoio institucional da UBI.

“A mais recente atividade deste âmbito teve lugar no dia 27 de abril, com a apresentação do livro infantil “O Salvador perde o Medo da Água” (no Portimão Arena, uma sessão integrada no 42º congresso técnico-científico da APTN), ilustrado por Pedro Nunes e escrito por Vanessa Martins, recém-doutorada em Filosofia pela UBI”, salienta Aldo Costa.

O protocolo foi assinado pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, e Aldo Costa, no dia 18 de abril.  

Data da última atualização: 2019-05-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.