Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Cerimónia ecuménica na Bênção dos Finalistas e das suas Pastas

Cerimónia ecuménica na Bênção dos Finalistas e das suas Pastas

  17 de maio de 2019  

Img:

A festa simbólica do final do curso é amanhã, na zona exterior da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 11h00.

Cerca de 900 estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) assinalam simbolicamente, amanhã, dia 18 de maio, a conclusão do seu percurso na academia, com a tradicional Bênção dos Finalistas e das suas Pastas.

Este ano, a cerimónia volta a ser uma celebração ecuménica, promovida com a intenção de integrar o máximo das pessoas e culturas que fazem parte da comunidade da UBI.

A celebração acompanha, desta forma, a dinâmica de internacionalização que se vive na universidade, atualmente frequentada por 1.500 alunos estrangeiros, provenientes de aproximadamente 40 nacionalidades.

A organização pretende respeitar o espaço de todos e fazer uma comemoração que vá além dos finalistas católicos. À semelhança do ano anterior, estarão presentes representantes da Igreja Católica e da Igreja Evangélica.

A Bênção dos Finalistas e das suas Pastas conta com a colaboração de um amplo conjunto de entidades, aspeto destacado pelo Padre Luís Pardal. “Temos a envolvência de toda a comunidade, num esforço que fazemos para que a cerimónia seja um sucesso”, segundo o responsável da UBICAP – Centro Académico Pastoral da UBI.

Além da organização da UBICAP, UBI e Associação Académica, a Bênção dos Finalistas tem o patrocínio do Banco Santander e o apoio da Câmara da Covilhã, PSP, GNR, Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, ANIL e jornal “Notícias da Covilhã”.

A Bênção realiza-se no exterior da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a partir das 11h00. Os participantes no evento vão ter à disposição cinco zonas de estacionamento, situadas nas imediações do espaço da cerimónia, para onde deverão deslocar-se a pé. São eles os parques do Complexo Desportivo, na urbanização em frente à FCS, Pavilhão da ANIL, zona junto à Farmácia na rotunda e UBImedical.      

Ainda no âmbito da festa dos finalistas, a UBI tem patente no Serra Shopping uma exposição dedicada ao traje académico dos estudantes universitários da Covilhã.

Até dia 19 de maio, o Piso 0 do centro comercial exibe um conjunto de cinco manequins que dá a conhecer o traje académico e as fitas que identificam as faculdades da UBI a que pertencem. As peças são acompanhadas de painéis informativos com algumas das normas que devem ser respeitadas pelos estudantes, ao usar o traje.

 

Partilhar

Data da última atualização: 2019-05-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.