3. Investigadores do Departamento de Gestão e Economia ganham prémio internacional

Investigadores do Departamento de Gestão e Economia ganham prémio internacional

•   03 de junho de 2019

O aluno de Doutoramento Diogo Santos Pereira e o docente António Cardoso Marques escreveram o artigo que alcançou o 1.º Prémio do International Association of Energy Economics (IAEE) Student Prize.

Ficheiro com o nome: Premio-DiogoSantosPereira-energia2

Um artigo de Diogo Santos Pereira, estudante do Doutoramento em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), e do seu orientador científico, António Cardoso Marques, docente do Departamento de Gestão e Economia, conquistou o 1.º Prémio do International Association of Energy Economics (IAEE) Student Prize, entregue no 6.º Encontro sobre Economia da Energia e Ambiental (Meeting on Energy and Environmental Economics – ME3).

O artigo “An econometric approach to assess and design policies and measures for electricity Demand-Side Management: France as a case study”, foi premiado a 29 de maio, precisamente na data em que se assinala o Dia da Energia.

O trabalho dos também investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE-UBI) apresenta uma nova abordagem para extrair e analisar informação de dados de elevada frequência, isto é, horários e diários, para delinear e avaliar as políticas de gestão ativa da procura de eletricidade. O mesmo conclui que se não reduzirmos o consumo em pico e aumentarmos o consumo em vale, então a integração de fontes de eletricidade renovável irá implicar custos elevados para o sistema como um todo. “Este trabalho foi muito exigente no consumo de tempo, dedicação e de capacidade processamento de dados. Ficamos muito satisfeitos e entusiasmados com este reconhecimento”, salientam Diogo Santos Pereira e António Cardoso Marques.

A 6.ª edição do ME3, organizada pela unidade de investigação Governance, Competitiveness and Public Policies (GOVCOPP) e Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, em parceria com a Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN) e a International Association for Energy Economics (IAEE), acolheu várias dezenas de investigadores e profissionais dedicados às diversas áreas da Economia da Energia e Ambiental, tendo como tema os desafios que a Europa enfrenta relativos à energia e ao ambiente.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo

Polo I > Auditório da Biblioteca