3. Investigação da UBI com boa nota U-Multirank

Investigação da UBI com boa nota U-Multirank

•   05 de junho de 2019

A edição deste ano do relatório internacional avalia positivamente o trabalho dos investigadores da academia.

Ficheiro com o nome: umultirank

O desempenho da Universidade da Beira Interior (UBI) na área da Investigação é um dos aspetos mais destacados na edição deste ano do U-Multirank.

Os dados do relatório conhecidos esta semana mostram que no indicador Investigação, a UBI se destaca com notas “Muito Bom” e “Bom” no impacto e número de citações dos cientistas da academia, nas publicações científicas, na produção de resultados, na interdisciplinaridade e também na estratégia aplicada nas parcerias internacionais. Na co-autoria de artigos com investigadores de instituições estrangeiras a UBI tem vindo a apresentar um forte incremento, estando os seus investigadores a apostar cada vez mais nessa co-autoria internacional. Este fator tem sido potenciado pelo Programa de Residências Científicas de Investigadores Visitantes Internacionais.

Este reconhecimento dá conta da mais-valia do trabalho dos investigadores da UBI numa área que é transversal no dia a dia da academia, uma vez que contribui para a atualização de conhecimentos, para a qualidade de ensino e formação de profissionais e, ainda, para o encontrar de soluções para o desenvolvimento da sociedade.

Este é o quinto ano consecutivo em que a academia integra o U-Multirank, estudo internacional que analisa as cinco principais áreas de atividade de 1.711 instituições de Ensino Superior de todo o mundo.

Além de Investigação, são consideradas as áreas de Ensino e Aprendizagem, Transferência de Conhecimento, Internacionalização e Envolvimento Regional, nas quais a UBI consegue avaliações muito positivas em itens como: taxa de graduados face ao número de estudantes, tempo de graduação, criação de spin-offs, mobilidade de estudantes e financiamento de entidades regionais.

Numa análise global, a UBI foi avaliada em 30 dos 35 itens que fazem parte do relatório, distribuídos pelos cinco grandes indicadores, tendo obtido nota positiva em 17 (cerca de 56%), o que a destaca cada vez mais como universidade de referência internacional.

•   UBI
Data da última atualização: 2019-06-05