3. Alunos de Arquitetura propõem projetos para a Malcata

Alunos de Arquitetura propõem projetos para a Malcata

•   18 de junho de 2019

O programa da Unidade Curricular Projeto I desafiou os estudantes a desenvolver projetos para uma zona de lazer da aldeia do concelho do Sabugal.

Ficheiro com o nome: arquitetura-para-malcata

Os estudantes do primeiro ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) tiveram, este semestre, a oportunidade desenvolver projetos que podem vir a ser construídos numa aldeia do Sabugal. O programa da Unidade Curricular (UC) Projeto I centrou-se na participação no concurso de ideias lançado pela Associação Malcata com Futuro (AMCF), da aldeia de Malcata, que tinha como objetivo encontrar ideias para uma zona de lazer a construir junto à albufeira do Sabugal.

Os projetos foram desenvolvidos como elemento de avaliação da UC e, em paralelo, enquadraram-se na estratégia de colocar os alunos perante uma situação real, semelhante ao que encontrarão no futuro, enquanto profissionais.

“No Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) proporcionamos aos alunos, sempre que possível, estas ligações com a comunidade, para que tenham contacto com o território onde irão intervir e percebam que o papel do arquiteto é trabalhar para as pessoas e, assim, tenham uma proximidade à realidade”, explica Inês Campos, docente do DECA. “Todos os projetos de arquitetura no DECA, de todos os anos, são em contexto real, ou seja, é dado aos alunos um terreno em contexto real para analisar e um programa concreto para desenvolver, embora seja mais desafiante e motivador ter um cliente real como foi o caso deste projeto. É importante que tenhamos mais oportunidades destas, para que, desde o início da sua formação, os alunos tenham de responder perante necessidades reais ”, acrescenta a responsável pela Unidade Curricular Projeto I, que foi leccionada ainda por Andreia Garcia, Filipe Lacerda Neto, Rogério Galante e Pedro Seixo Rodrigues.

Para a fase final do desafio lançado pela Associação Malcata Com Futuro e Junta de Freguesia local foram selecionadas 30 propostas das 54 que foram desenvolvidas durante o período letivo. Foi este conjunto que esteve em análise a 5 de junho, dia em que o júri selecionou os vencedores: Breno Cássio (1º), Júlia Araújo (2.º) e Ana Neto (3.º). Foram atribuídas menções honrosas a Maria Guimarães e Vanessa Teodoro. Segue-se agora uma exposição a realizar na localidade, para que os potenciais utilizadores também as conheçam.

“Os projetos são bastante interessantes. Com um pouco mais de desenvolvimento, dado serem alunos de primeiro ano e se tratar de um concurso de ideias, podem aproximar-se daquilo que é pretendido”, salienta Inês Campos.

A avaliação final foi feita por um júri que integrava docentes da UBI, elementos das entidades locais e, ainda, o arquiteto João Mendes Ribeiro, que elogiou as “propostas muito claras e afirmativas”, apesar de serem de alunos no início da formação. Considerou ainda o cruzamento do exercício académico com a realidade uma ideia “muito interessante”. De passagem pela UBI para participar numa aula-aberta, elogiou ainda o programa que serviu de base para as propostas, porque “potencia muito o lugar e o território”.

O concurso de ideias representou mais uma vertente da forte ligação que a UBI mantém com a região evolvente e o compromisso com o seu desenvolvimento. Desta vez, surgiu após uma parceria estabelecida com a AMCF, que viu na academia o parceiro ideal para aproveitar as potencialidades da sua localidade.

A ideia de criar um anfiteatro ao ar livre a partir das ideias dos estudantes de Arquitetura tem como objetivo “fazer com as pessoas tenham consciência da riqueza que existe, em termos de biodiversidade e em termos paisagísticos, através do aproveitamento do espelho de água”, explica José Escada da Costa, presidente da AMCF, que manifesta o desejo de ver a obra construída, assim que “se encontrem os apoios necessários”.

A avaliação dos trabalhos contou ainda com a presença da vereadora da Câmara do Sabugal, Sílvia Nabais. Agradada com o resultado final do concurso de ideias, destacou ainda importância da UBI para o desenvolvimento do município: “A UBI é um parceiro próximo e que trabalha connosco em várias áreas. Este foi um trabalho desenvolvido, sobretudo, por uma Associação em conjunto com uma Junta de Freguesia e nós temos de dar os parabéns pela iniciativa”.

Data da última atualização: 2019-06-18