3. Aero@UBI com um novo veículo na Eco Maratona Shell

Aero@UBI com um novo veículo na Eco Maratona Shell

•   28 de junho de 2019

A equipa do Departamento de Ciências Aeroespaciais desenvolveu de raiz um protótipo repleto de inovações para defender a melhor classificação de sempre, obtida em 2018.

Ficheiro com o nome: aero2019

A equipa Aero@UBI vai representar a Universidade da Beira Interior (UBI) na categoria “Protótipos” (classe dos elétricos a bateria) da Eco Maratona Shell.

Trata-se da quinta participação na prova desta formação que integra estudantes da área de Aeronáutica (Departamento de Ciências Aeroespaciais), que este ano leva a Londres um novo veículo.

Desenvolvido com a coordenação do presidente do DCA, Miguel Silvestre, o protótipo foi integralmente construído na UBI e vai defender em pista o melhor resultado de sempre da Aero@UBI: o 6.º lugar de 2018, alcançado graças aos 519 km percorridos com um consumo de apenas 1 kWh de energia (Na imagem, a equipa e o carro que alcançou esta marca).

As grandes inovações este ano são uma nova carroçaria, que incorpora alterações na aerodinâmica, estrutura, acessos, compartimentos e janelas termoformadas.

“O novo veículo irá ter uma diminuição de peso em torno dos 40%, passando dos 42 kg para os 21kg devido aos novos conceitos e à utilização extensiva de fibra de carbono. O veículo anterior utilizava materiais compósitos, mas com fibras de vidro. Outra das inovações é um controlador com a última tecnologia para o peculiar motor elétrico, desenvolvido de raiz pela equipa”, explica Miguel Silvestre.

Motivos mais que suficientes para a ambição de chegar a um lugar no pódio, numa categoria muito concorrida, onde competem cerca de 50 veículos e apenas 30 acabam habitualmente a prova.

“Apesar do esforço de desenvolvimento ter sido iniciado assim que terminou a prova do ano anterior, o novo veículo constitui um grande salto tecnológico e segue para Londres com algumas ‘arestas por limar’, esperando-se que consiga estar pronto para as inspeções, técnica e de segurança, e ter acesso à pista com as afinações necessárias para que se possa tirar pleno partido do seu grande potencial”, acrescenta o também docente e investigador do DCA.

O protótipo Aero@UBI vai correr com o número 306, devido ao resultado do último ano, que permitiu à equipa entrar no quadro de honra. Desta forma, conquistou o acesso direto à competição, não tendo, assim, que passar pelas três fases de seleção.

A equipa é constituída por 20 alunos, dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica e dois alunos de Doutoramento em Engenharia Aeronáutica.

A Shell Eco-Marathon é um dos principais eventos dedicados à eficiência energética do mundo, tendo registado em 2018 a participação de 200 equipas, de 29 nacionalidades, compostas por 3.000 estudantes. A prova decorre em Londres, entre os dias 2 e 5 de julho.

Além da Aero@UBI, a UBI está representada pela equipa UBICAR, maioritariamente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, que vai competir na categoria Urban Concept (com motores de combustão interna a gasolina).

Data da última atualização: 2019-06-28