3. Seminário Internacional para debater soluções geotécnicas para problemas ambientais para Portugal e Espanha

•   26 de julho de 2019

A UBI e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia organizam evento sobre "Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha”.

Ficheiro com o nome: seminario_geotecnia

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber este ano um evento científico sobre soluções ambientais para Península Ibérica. O Seminário Internacional "Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” tem organização da UBI e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e surge para analisar medidas concretas que contribuam para a recuperação ambiental de regiões como as raianas.

“A realização deste Seminário Internacional tem por principal objetivo difundir soluções geotécnicas aplicadas com sucesso ou em perspetivas de virem a ser aplicadas num futuro próximo e de relevância para a preservação e recuperação ambiental e para um desenvolvimento económico sustentável, em regiões portuguesas e espanholas de baixa densidade demográfica”, de acordo com a organização.

Pedreiras, minas, impactes de obras geotécnicas e a valorização geoambiental são os temas principais do evento, onde se incluem os conceitos e os objetivos estratégicos da preservação e recuperação ambiental, da sustentabilidade, da eficiência da gestão dos recursos, enquanto desafios transfronteiriços luso-espanhóis.

O Seminário Internacional tem inscrições abertas e destina-se a um público alargado, de profissionais intervenientes na área da geotecnia ambiental em geral, incluindo donos de obra, projetistas, empreiteiros, académicos e estudantes. Desta forma serão promovidos contactos interdisciplinares nacionais e internacionais e, em particular, o intercâmbio luso-espanhol, perspetivando-se um fórum de discussão entre a comunidade técnico-científica e as empresas sobre as boas práticas e os principais desafios no setor.

Além da discussão científica, o programa prevê a realização de duas visitas técnicas que abrangem os dois países. Uma à pedreira de tamame de sayago, na região espanhola de Zamora, e à Mina a céu aberto de Gonçalo, no concelho de Belmonte.

O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” realiza-se nos dias 25 e 26 de novembro, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, que dentro da UBI organiza a iniciativa.

Facebook | Evento Facebook

Data da última atualização: 2019-07-26