3. Jesué Pinharanda Gomes faleceu aos 80 anos

Jesué Pinharanda Gomes faleceu aos 80 anos

•   29 de julho de 2019

Vulto da Cultura portuguesa recebeu da UBI o grau de Doutor Honoris Causa, em 2018.

Ficheiro com o nome: pinharanda-honoris-causa2

Jesué Pinharanda Gomes, Doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior (UBI), faleceu no último sábado, dia 27 de julho. Desaparece assim, aos 80 anos, uma das mais relevantes figuras da Cultura portuguesa do Século XX.

Pinharanda Gomes nasceu na freguesia de Quadrazais (concelho do Sabugal), em 1939.

Estudou na Guarda, mas foi em Lisboa que se estabeleceu, onde trabalhou numa empresa de máquinas agrícolas. Em paralelo, tornou-se um reconhecido ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador, deixando um legado de mais de 300 títulos.

A obra deste ensaísta, construída ao longo de mais de meio século, inclui opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em Dicionários e Enciclopédias. Foi ainda um colaborador ativo da imprensa nacional e regional.

Entre os temas a que mais se dedicou estão a Filosofia, História da Filosofia, Filosofia Hebraico-Portuguesa, Pensamento Português, História e Etnografia e Espiritualidade, das quais assinou obras referidas e citadas pelas principais publicações portuguesas da especialidade. Como tradutor, verteu para português obras de Platão e de Descartes.

Foi cofundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e era sócio correspondente, eleito, da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa de História.

Pela relevância deste trabalho, e por se tratar de uma figura incontornável da cultura lusófona, com origem na região da Beira Interior, recebeu da UBI o grau de Doutor Honoris Causa, em cerimónia que decorreu a 20 de março de 2018.

Jesué Pinharanda Gomes tinha já sido distinguido por entidades como a Casa das Beiras, Casa do Conselho do Sabugal em Lisboa, Movimento Internacional Lusófono, Freguesia de Sto. António dos Cavaleiros e câmaras municipais de Loures, Guarda e Sabugal.

A UBI é também parceira do Centro Jesué Pinharanda Gomes, sediado no Sabugal, criado a partir da oferta de Pinharanda Gomes ao município de toda a sua biblioteca pessoal, acrescido de um espólio constituído por correspondência, iconografia religiosa e medalhística e recortes de imprensa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, logo no sábado, a morte de Jesué Pinharanda Gomes, que considerou “um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português”. Entre as mais importantes obras, destaca “Introdução à História da Filosofia Portuguesa, Pensamento Português” e “Dicionário da Filosofia Portuguesa”.

O funeral de Pinharanda Gomes realiza-se esta segunda-feira, dia 29 de julho, na freguesia de Quadrazais, às 18h00.

A UBI endereça sentidas condolências à família e amigos de Jesué Pinharanda Gomes.

•   UBI
Data da última atualização: 2019-07-29