Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Remedia.Lab organiza Escola de Outono dedicada ao jornalismo de proximidade

Remedia.Lab organiza Escola de Outono dedicada ao jornalismo de proximidade

  27 de agosto de 2019  

Img:

A Local Media Fal(l) School decorre na Faculdade de Artes e Letras, entre os dias 19 e 21 de setembro, e inaugura as comemorações do 20.º aniversário da FAL.

O jornalismo de proximidade e o ecossistema digital são os temas centrais da Local Media Fal(l) School que o projeto Remedia.Lab organiza entre os dias 19 e 21 de setembro, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI).

“Media locais, regionais, comunitários e de proximidade” é o mote da atividade, que contará com momentos de formação e sessões de apresentação de estudos académicos realizados em instituições do ensino superior e unidades de investigação portuguesas e estrangeiras. Para ambas as modalidades – estudos académicos e trabalhos jornalísticos – está a decorrer uma chamada de trabalhos que se encontra aberta até 31 de agosto.

“Esta é uma escola de outono em torno dos media hiperlocais, locais, regionais, comunitários e de proximidade, que pretende, num ambiente convivial e informal, proceder a uma abordagem ao papel do jornalismo de proximidade no novo ecossistema digital”, descreve João Carlos Correia, investigador responsável pelo Remedia.Lab - Laboratório e Incubadora de Media Regionais. O projeto está sediado no LabCom.IFP, unidade de investigação localizada precisamente na FAL-UBI.

A data da iniciativa coincide com a primeira semana do ano letivo 2019/2020 e ainda com o Festival da Cherovia, que decorrerá de 18 a 22 de setembro, no centro histórico da Covilhã.

De acordo com João Carlos Correia, “a dinâmica da Local Media Fal(l) School foi pensada para girar em torno do Festival”. Os participantes – académicos, jornalistas e estudantes – “vão ser desafiados a realizar reportagens multimédia sobre o evento e recorrendo a dispositivos móveis”, refere o também docente do Departamento de Comunicação e Artes. Desta forma, vão experimentar formas diferentes de trabalhar jornalisticamente um evento que se realiza regularmente, dedicado a um produto que faz parte da identidade agrícola da região.

A iniciativa surge com a perspetiva de se tornar “um evento regular, que surge a partir da FAL-UBI e que se estende à cidade, concelho e região”, refere ainda o responsável pelo Remedia.Lab.  

A estreia da Local Media Fal(l) Shool acontece no ano letivo 2019/2020, simbolicamente marcado pelas comemorações do 20.º aniversário da FAL-UBI.

 

Mais informação
Chamada de trabalhos http://www.labcom-ifp.ubi.pt/event/3321

Partilhar

Data da última atualização: 2019-08-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.