3. Doutoramento em Educação recebe acreditação máxima

Doutoramento em Educação recebe acreditação máxima

•   18 de setembro de 2019

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior atribuiu acreditação por seis anos.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O curso de 3.º Ciclo em Educação da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditado por seis anos. Este Doutoramento que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas recebeu a autorização de funcionamento pelo período máximo previsto por lei, por parte da A3ES – Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior.

A acreditação “representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Psicologia e Educação da UBI, ao longo de muitos anos, no âmbito da Educação e da Formação de Professores”, salienta Luísa Branco, diretora do ciclo de estudos.

Entre as mais-valias do curso, que foi reestruturado em 2016, estão o corpo docente muito coeso e motivado e a relação pedagógica de grande proximidade entre professores e alunos.

Uma das consequências da reconhecida qualidade da formação é a atração de alunos. Nos últimos anos, têm sido preenchidas todas as vagas disponíveis, sendo procurada por candidatos locais, mas também de outras zonas do país. Verifica-se igualmente uma procura crescente por parte dos estudantes internacionais, incluindo para estadias de curta duração.

“É minha convicção, enquanto diretora de curso, que a dinâmica implementada se consolidará nos próximos anos, traduzindo-se numa oferta formativa de grande qualidade”, refere ainda Luísa Branco.

O Doutoramento divide-se por três anos. O 1.º ano baseia-se numa lógica de trabalho de projeto que culmina na elaboração e defesa do projeto de tese, mediante a qual são avaliadas as competências adquiridas nas diversas Unidades Curriculares. No decorrer dos 2.º e 3.º anos, os alunos desenvolvem as competências de investigação e de escrita académica, “sendo encorajados a apresentar os resultados do seu trabalho em congressos e mediante submissão de artigos científicos”, descreve Luísa Branco.

O Doutoramento em Educação faz parte da oferta formativa da UBI ao nível de 3.º Ciclo. Até sexta-feira, dia 20 de setembro, decorre a 3.ª Fase de candidaturas a estes ciclos de estudos, bem como para os cursos de 2.º Ciclo/Mestrado. As candidaturas podem ser feitas online.

3.º Ciclo em Educação

Data da última atualização: 2019-09-18