3. Relatório feito por antiga aluna da UBI publicado pelo EU-Japan Centre

Relatório feito por antiga aluna da UBI publicado pelo EU-Japan Centre

•   30 de junho de 2020

Joana Vaz é licenciada e mestre pela UBI na área de relações internacionais.

Ficheiro com o nome: EU-JapanCentre

O relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan” da autoria de Joana Vaz, antiga aluna da Universidade da Beira Interior (UBI), foi publicado no website do EU-Japan Centre for Industrial Cooperation, uma joint venture entre a Comissão Europeia e o Governo do Japão.

O documento, desenvolvido pela mestre em Relações Internacionais pela UBI enquanto contratada como Expert em oportunidades de financiamento no âmbito de um programa de Policy & Market Intelligence daquela joint venture, resulta de reuniões com cerca de 60 stakeholders e experts na União Europeia e no Japão, incluindo a DG GROW (Comissão Europeia), o Banco de Investimento Europeu (BIE), o Japan Bank for International Cooperation e vários bancos de fomento nacionais (KfW, DBJ). Tal relatório providencia, entre outros, um mapeamento de oportunidades de financiamento para a internacionalização de PMEs europeias no Japão e diversas recomendações para decisores políticos (nomeadamente a Comissão Europeia) e organizações de promoção do comércio que tenham interesse em melhorar a capacidade dos seus serviços para apoiar a internacionalização de empresas fora da União Europeia.

Recentemente publicado, o relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan” recebeu feedback positivo por parte de membros da DG GROW, do BIE (incluindo da Plataforma Europeia de Aconselhamento para o Investimento), de algumas agências de promoção do comércio e de câmaras do comércio. “O EU-Japan Centre deu-me a oportunidade de desenvolver um trabalho de grande autonomia, que implicava lidar com uma grande multiplicidade de agentes (governamentais e não governamentais), tanto na Europa como no Japão”, sublinha Joana Vaz.

A também licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela UBI passou seis meses no Japão alocada a um programa de análise política e inteligência de mercado (MINERVA) do EU-Japan Centre, o qual contrata um número limitado de experts em áreas chave, no sentido de satisfazer necessidades correntes e relevantes no contexto das relações UE-Japão. “Esta oportunidade surgiu no seguimento da minha experiência de trabalho na European Trade Promotion Organisations Association, em Atenas e Bruxelas, no âmbito do programa INOV-Contacto (gerido pela AICEP Portugal Global)”, explica Joana Vaz.

Desde “sempre apaixonada pelo projeto europeu”, a alumni ubiana salienta que ter tido a experiência de trabalhar no âmbito da diplomacia económica da União Europeia lhe permitiu “combinar a dimensão política da ação externa da UE com a componente prática da ação em terreno”, algo que lhe provocou uma “sensação de gratidão imensurável”.

Relatório “Financing Opportunities for EU SME’s Internationalisation in Japan”

Data da última atualização: 2020-06-30