3. Mário Freire toma posse como vice-reitor

Mário Freire toma posse como vice-reitor

•   03 de setembro de 2020

O Reitor da UBI deu posse ao novo responsável reitoral pela Área de Concursos de Docentes e Atos Académicos. Na cerimónia desta manhã, Francisco Merino assumiu o cargo de diretor do CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem.

Ficheiro com o nome: Tomada Posse Prof Mario Freire 1

Mário Marques Freire tomou posse esta quinta-feira (3 de setembro) como vice-reitor da Universidade da Beira Interior (UBI). O Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia fica responsável pela Área de Concursos de Docentes e Atos Académicos.

A entrada em funções verificou-se no dia 1 de setembro, na sequência da saída de Mário Lino Barata Raposo da equipa reitoral, a seu pedido. O Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas exercia o cargo de vice-reitor desde 2013.

Durante a tomada de posse, o Reitor da UBI, António Fidalgo, salientou que Mário Freire é uma pessoa cujo “compromisso com a Universidade é conhecido” e desejou que se sinta “feliz e realizado” no cargo que vai exercer.

Mário Freire é docente do Departamento de Informática, tendo obtido os seus graus académicos na Universidade de Coimbra e na UBI. Entre os cargos de responsabilidade que já assumiu na academia Ubiana está a presidência da Faculdade de Engenharia, que desempenhou durante dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2017.

Além de Mário Freire, o Reitor da UBI deu posse a Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino como diretor do CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem.

O Professor Auxiliar da Faculdade de Artes e Letras substitui na função a docente da mesma Faculdade, Manuela Maria Fernandes Penafria.

Francisco Merino, Docente do Departamento de Artes, é licenciado e doutor pela UBI, exercendo funções de ensino e investigação, sobretudo na área do Cinema. António Fidalgo destacou que se trata de alguém com o mesmo “compromisso com a Universidade”.

Ainda no final da cerimónia, o Reitor da UBI lembrou que a universidade também se faz “com estas tomadas de posse”, porque “precisa de uma espinha vertebral de gestão”. “Estamos, assim, ao serviço dos nossos colegas e, fundamentalmente, dos alunos. Nesse aspeto agradeço muito que tenham aceitado e desejo a ambos as maiores felicidades”, concluiu.

Francisco Merino toma posse como diretor do CREA Mário Freire é o novo vice-reitor da UBI
Data da última atualização: 2020-09-03