3. Faculdade de Engenharia assinala os 100 anos da Empresa Transformadora de Lãs

Faculdade de Engenharia assinala os 100 anos da Empresa Transformadora de Lãs

•   01 de outubro de 2020

Os responsáveis da Faculdade juntaram-se para celebrar a fundação de uma antiga fábrica que alberga, há 20 anos, uma escola ligada à ciência, tecnologia e inovação.

Ficheiro com o nome: IMG_1368

A Faculdade de Engenharia assinalou o centésimo aniversário da inauguração da Empresa Transformadora de Lãs, que laborou no edifício onde atualmente está sediada esta unidade da Universidade da Beira Interior (UBI). A comemoração incluiu a celebração dos 20 anos da Faculdade de Engenharia (FE-UBI) que, desde o ano 2000, funciona no edifício da antiga fábrica.

O ato simbólico decorreu no dia 1 de outubro e juntou o reitor da UBI, António Fidalgo, o presidente da Faculdade de Engenharia, Sílvio Mariano, e os presidentes de Departamento António Espírito Santo (Eletromecânica), Fernando Diniz (Engenharia Civil e Arquitetura), Francisco Brójo (Ciências Aeroespaciais), Maria Paula Prata (em representação de Pedro Inácio, do Departamento de Informática) e Rui Miguel (Ciência e Tecnologia Têxteis).

“É com imenso orgulho que os membros da Faculdade assinalam esta data e afirmam hoje a vontade de continuar a oferecer um ensino de qualidade, apoiar a investigação de excelência e contribuir para uma cada vez maior prestação de serviços e colaboração com a indústria”, salienta a FE-UBI, que acrescenta: “Este dia oferece assim uma oportunidade para manifestarem a imensa confiança depositada nos seus estudantes, docentes e não docentes que, mesmo nestes tempos adversos devido à pandemia, se constituem como o garante da cada vez maior afirmação da Faculdade de Engenharia”.

A comemoração das duas efemérides, o diálogo entre os distintos tempos que compõem a história do edifício, o primeiro ligado à indústria, o segundo à Universidade, será materializada num projeto colaborativo que está a decorrer entre a Faculdade de Engenharia e o Museu de Lanifícios, onde as vozes que retratam a FE-UBI se cruzarão com testemunhos materiais do acervo museológico da Empresa Transformadora de Lãs, Lda..

A Empresa Transformadora de Lãs, Lda. foi uma das mais importantes unidades fabris da cidade, tendo chegado a empregar 806 operários. Na década de 1930 foi mesmo considerada a mais moderna unidade fabril da Covilhã.

A UBI adquiriu o complexo industrial em 1995, para aí instalar a Unidade Científico-Pedagógica de Ciências e Engenharia, em maio de 2000.

Data da última atualização: 2020-10-01