Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Faculdade de Engenharia assinala os 100 anos da Empresa Transformadora de Lãs

Faculdade de Engenharia assinala os 100 anos da Empresa Transformadora de Lãs

  • NOTÍCIA
  •   01 de outubro de 2020  

Os responsáveis da Faculdade juntaram-se para celebrar a fundação de uma antiga fábrica que alberga, há 20 anos, uma escola ligada à ciência, tecnologia e inovação.

Ficheiro com o nome: IMG_1368

 

A Faculdade de Engenharia assinalou o centésimo aniversário da inauguração da Empresa Transformadora de Lãs, que laborou no edifício onde atualmente está sediada esta unidade da Universidade da Beira Interior (UBI). A comemoração incluiu a celebração dos 20 anos da Faculdade de Engenharia (FE-UBI) que, desde o ano 2000, funciona no edifício da antiga fábrica.

O ato simbólico decorreu no dia 1 de outubro e juntou o reitor da UBI, António Fidalgo, o presidente da Faculdade de Engenharia, Sílvio Mariano, e os presidentes de Departamento António Espírito Santo (Eletromecânica), Fernando Diniz (Engenharia Civil e Arquitetura), Francisco Brójo (Ciências Aeroespaciais), Maria Paula Prata (em representação de Pedro Inácio, do Departamento de Informática) e Rui Miguel (Ciência e Tecnologia Têxteis).

“É com imenso orgulho que os membros da Faculdade assinalam esta data e afirmam hoje a vontade de continuar a oferecer um ensino de qualidade, apoiar a investigação de excelência e contribuir para uma cada vez maior prestação de serviços e colaboração com a indústria”, salienta a FE-UBI, que acrescenta: “Este dia oferece assim uma oportunidade para manifestarem a imensa confiança depositada nos seus estudantes, docentes e não docentes que, mesmo nestes tempos adversos devido à pandemia, se constituem como o garante da cada vez maior afirmação da Faculdade de Engenharia”.

A comemoração das duas efemérides, o diálogo entre os distintos tempos que compõem a história do edifício, o primeiro ligado à indústria, o segundo à Universidade, será materializada num projeto colaborativo que está a decorrer entre a Faculdade de Engenharia e o Museu de Lanifícios, onde as vozes que retratam a FE-UBI se cruzarão com testemunhos materiais do acervo museológico da Empresa Transformadora de Lãs, Lda..

A Empresa Transformadora de Lãs, Lda. foi uma das mais importantes unidades fabris da cidade, tendo chegado a empregar 806 operários. Na década de 1930 foi mesmo considerada a mais moderna unidade fabril da Covilhã.

A UBI adquiriu o complexo industrial em 1995, para aí instalar a Unidade Científico-Pedagógica de Ciências e Engenharia, em maio de 2000.

Data da última atualização: 2020-10-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.