3. Departamento de Informática comemora 20 anos marcados pelo crescimento

Departamento de Informática comemora 20 anos marcados pelo crescimento

•   11 de novembro de 2020

Hoje com perto de 600 alunos, o Departamento de Informática da UBI foi criado em outubro de 2000 e, desde então, tem apostado na qualidade científica dos cursos, docentes e investigação.

Ficheiro com o nome: 20anos_DI

O Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (DI-UBI), criado a 30 de outubro de 2000, está a comemorar o 20.º aniversário e um período de existência que representa um crescimento constante e de reforço da qualidade de ensino e de investigação. Na última semana, vários elementos que compõem a estrutura do DI (docentes, investigadores e não-docentes) reuniram-se com o Reitor da UBI, António Fidalgo, para registar em imagem a efeméride que se assinala no ano em que o Departamento de Informática dá formação a cerca de 570 alunos, o maior número dos últimos 10 anos.

Esse número de estudantes distribui-se por quatro cursos: as licenciaturas em Engenharia Informática (o mais antigo, a funcionar desde 2001) e Informática Web, o mestrado em Engenharia Informática, e o doutoramento também em Engenharia Informática. Em parceria com o Departamento de Artes, da Faculdade de Artes e Letras, o DI-UBI está envolvido na concretização de outro 2.º Ciclo, designado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Com uma elevada procura por parte do mercado de trabalho, os diplomados no DI-UBI “estão presentes em grandes empresas nacionais ou internacionais, como a Altran, a Altice, a Readiness IT, a Timwe, a Critical Software, a CGI, a Miniclip ou até a Booking.com”, salienta Pedro Inácio, presidente do Departamento de Informática.

A valorização destes estudantes da UBI está relacionada com a qualidade científica dos cursos, recentemente acreditados pelo período máximo de seis anos pela A3ES, pelos desafios que lhes são lançados para participarem em projetos de investigação e pela maturidade alcançada pelo corpo docente. Em 2000, o DI contava com quatro docentes doutorados (os professores Paula Prata, Mário Freire, Paul Crocker e Edgar Silva) e, atualmente, é composto por 20 Professores de Carreira (todos Doutorados) e oito Professores Convidados.

Os docentes integram unidades de investigação, nomeadamente a delegação do Instituto de Telecomunicações da Covilhã e o recém-criado pólo NOVA LINCS-UBI. O seu trabalho de investigação incide em áreas como a inteligência artificial, redes e sistemas, computação fiável, segurança informática, computação gráfica, vida assistida e jogos digitais, entre outras.

Vários docentes do Departamento orientam ainda investigadores Post-Doc, nomeadamente no contexto do projeto C4 - Centro de Competências em Cloud Computing, onde decorrem atualmente vários sub-projetos de investigação.

A investigação de elevada qualidade está presente nos inúmeros projetos financiados, tanto nacionais, como internacionais, alguns em parceria com empresas, que se encontram atualmente em desenvolvimento.

“Há vários estudantes de mestrado e doutoramento com bolsas desses projetos, ou com bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É, de resto, muito comum os estudantes serem integrados em projetos de investigação ao longo do tempo em que aqui conduzem os seus estudos”, refere Pedro Inácio.

Tudo isto são aspetos que resultam do trabalho desenvolvido pelos diversos elementos do DI-UBI, que integra a Faculdade de Engenharia, e que conta ainda com diversas parcerias com empresas e até colaborações internas na Universidade como, por exemplo, com os Serviços de Informática.

Departamento de Informática

Data da última atualização: 2020-11-11