Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Kick Off Meeting do UNITA cumpre todos os objetivos

Kick Off Meeting do UNITA cumpre todos os objetivos

  17 de novembro de 2020  

Img:

O evento teve lugar online, no dia 6 de novembro, e ficou assinalado por um importante debate de ideias acerca do trabalho que será desenvolvido pela UNITA.

O Kick Off Meeting do UNITA – Universitas Montium, que marcou o início oficial dos trabalhos do consórcio após a aprovação da Comissão Europeia, foi um sucesso. Os elementos das seis instituições que fazem parte desta “Universidade Europeia” apresentaram e discutiram ideias para o futuro comum, numa primeira fase, através de uma reunião entre os parceiros para abordar as ações a serem desenvolvidas em 2020-2021 e, mais tarde, mediante a apresentação pública deste projeto que envolve academias de Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia.

Os trabalhos centraram-se nos temas relacionados com a transformação do Ensino Superior através do projeto “Universidades Europeias” e ainda nas áreas-chave do UNITA e apresentação dos respetivos coordenadores: a Universidade Europeia participativa e inclusiva; Educação e Mobilidade; Investigação e Desenvolvimento para os territórios; Multilínguas; as perspetivas das populações de montanha sobre a cidadania europeia; o campus interuniversitário; e disseminação e sustentabilidade.

Todas as apresentações destes temas estão disponíveis online.

O Kick Off Meeting teve decorreu ao longo de todo o dia 6 de novembro, em formato online.

Stefano Geuna, a quem coube transmitir a mensagem de boas-vindas, considera que a reunião de lançamento foi um sucesso. “Ainda que no formato virtual, acredito que na sessão da manhã conseguimos trabalhar muito bem e chegar a algumas decisões chave para os próximos passos da UNITA”, escreveu numa mensagem enviada ao consórcio o reitor da Università degli Studi di Torino (Itália), tendo acrescentado que “o evento público da tarde foi extremamente bem-sucedido”.

Na mesma mensagem, confessa-se “muito impressionado” com a palestra do Comissário Europeu, Themis Cristophidou. “Creio que as suas palavras foram muito mais do que a cortesia habitual de um discurso de boas-vindas e tive a sensação de que a Comissão Europeia olha para a nossa Aliança com particular interesse e grandes expectativas. Portanto, temos agora a responsabilidade de corresponder a essas expectativas e tenho a certeza de que teremos sucesso”, conclui Stefano Geunam, onde anuncia que nos próximos dias, o trabalho vai tentar capitalizar todas as discussões e contribuições da reunião inicial.

A UNITA é uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Têm em comum estarem situadas em zonas de montanha, junto a fronteiras dos seus países, onde se falam línguas que têm o Latim como base.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto “Universidades Europeias, passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu”. A estratégia da União Europeia tem como finalidade aumentar a competitividade do Ensino Superior no espaço da UE, aprofundando a cooperação entre as instituições, os seus estudantes e pessoal, partilhando recursos físicos, cursos, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas.

Partilhar

  •   UBI
Data da última atualização: 2020-11-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.