3. Kick Off Meeting do UNITA cumpre todos os objetivos

Kick Off Meeting do UNITA cumpre todos os objetivos

17 de novembro de 2020

O evento teve lugar online, no dia 6 de novembro, e ficou assinalado por um importante debate de ideias acerca do trabalho que será desenvolvido pela UNITA.

O Kick Off Meeting do UNITA – Universitas Montium, que marcou o início oficial dos trabalhos do consórcio após a aprovação da Comissão Europeia, foi um sucesso. Os elementos das seis instituições que fazem parte desta “Universidade Europeia” apresentaram e discutiram ideias para o futuro comum, numa primeira fase, através de uma reunião entre os parceiros para abordar as ações a serem desenvolvidas em 2020-2021 e, mais tarde, mediante a apresentação pública deste projeto que envolve academias de Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia.

Os trabalhos centraram-se nos temas relacionados com a transformação do Ensino Superior através do projeto “Universidades Europeias” e ainda nas áreas-chave do UNITA e apresentação dos respetivos coordenadores: a Universidade Europeia participativa e inclusiva; Educação e Mobilidade; Investigação e Desenvolvimento para os territórios; Multilínguas; as perspetivas das populações de montanha sobre a cidadania europeia; o campus interuniversitário; e disseminação e sustentabilidade.

Todas as apresentações destes temas estão disponíveis online.

O Kick Off Meeting teve decorreu ao longo de todo o dia 6 de novembro, em formato online.

Stefano Geuna, a quem coube transmitir a mensagem de boas-vindas, considera que a reunião de lançamento foi um sucesso. “Ainda que no formato virtual, acredito que na sessão da manhã conseguimos trabalhar muito bem e chegar a algumas decisões chave para os próximos passos da UNITA”, escreveu numa mensagem enviada ao consórcio o reitor da Università degli Studi di Torino (Itália), tendo acrescentado que “o evento público da tarde foi extremamente bem-sucedido”.

Na mesma mensagem, confessa-se “muito impressionado” com a palestra do Comissário Europeu, Themis Cristophidou. “Creio que as suas palavras foram muito mais do que a cortesia habitual de um discurso de boas-vindas e tive a sensação de que a Comissão Europeia olha para a nossa Aliança com particular interesse e grandes expectativas. Portanto, temos agora a responsabilidade de corresponder a essas expectativas e tenho a certeza de que teremos sucesso”, conclui Stefano Geunam, onde anuncia que nos próximos dias, o trabalho vai tentar capitalizar todas as discussões e contribuições da reunião inicial.

A UNITA é uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Têm em comum estarem situadas em zonas de montanha, junto a fronteiras dos seus países, onde se falam línguas que têm o Latim como base.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto “Universidades Europeias, passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu”. A estratégia da União Europeia tem como finalidade aumentar a competitividade do Ensino Superior no espaço da UE, aprofundando a cooperação entre as instituições, os seus estudantes e pessoal, partilhando recursos físicos, cursos, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas.

•   UBI
Data da última atualização: 2020-11-17