3. Pedro Neto conquista Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete com a marca de 119,66 kg

•   04 de dezembro de 2020

O estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica venceu as categorias “Resistência” e “Estética”. A edição deste ano ficou marcada pela retrospetiva de um concurso que é uma das imagens de marca da UBI.

Ficheiro com o nome: pontes_esparguete2020

Pedro Neto foi o vencedor da XX edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2020) ao arrecadar o primeiro lugar nas duas categorias da competição: Resistência e Estética. O estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica construiu a estrutura que suportou uma carga de 119,66 kg e convenceu o júri que avaliou as características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso.

O segundo lugar em “Resistência” foi para Erika Marques (MI em Engenharia Aeronáutica), com a marca de 35,71 kg e, em terceiro, classificou-se António Vilaça (MI em Engenharia Aeronáutica), autor da ponte que suportou 30,63 kg.

“Embora o recorde de carga atingido em 2014 (167 kg) ainda não tenha sido superado, o aumento de peso suportado relativamente à ponte vencedora no ano transato (+13 kg) é indicador de que os alunos continuam a empenhar-se no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada”, salienta Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora do Concurso Humberto Santos de Pontes de Esparguete. O docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica destaca ainda que, “das 34 pontes a concurso à categoria ‘Resistência’ e ‘Estética’, é de salientar que todos os vencedores são do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica”.

Em “Estética”, além do vencedor Pedro Neto, foram premiados António Vilaça e Joana Limpo, respetivamente, segundo e terceiro classificados. A análise das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri que incluiu Jorge Gonçalves e Bertha Santos, professores do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior.

A XX edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2018) decorreu no dia 2 de dezembro, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da UBI.

Apesar da crise sanitária, o evento realizou-se seguindo todas as regras de segurança, para recordar e reforçar o percurso desta atividade pedagógica que já faz parte da Faculdade de Engenharia da UBI.

“Nesta efeméride, foi feita uma retrospetiva ao evento, tendo sido realizada uma homenagem ao Engenheiro Humberto Santos, que esteve na sua génese na UBI, a dado um agradecimento a todos os professores, técnicos e alunos que auxiliaram à evolução do concurso. Esta prática lúdico-pedagógica, pelas suas características, levou à disseminação do evento, assim como da UBI, em instituições de ensino secundário, noutras instituições de ensino superior e até mesmo além-fronteiras”, conclui Pedro Dinis Gaspar.

Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

(Da esquerda para a direita: Joana Limpo (3.º prémio Estética); Erika Marques (2.º prémio Resistência); António Vilaça (3.º prémio Resistência/2º prémio Estética); Pedro Neto (.1º prémio Resistência/1.º prémio Estética).

Data da última atualização: 2020-12-04