3. UBI desenvolve programa de treino inovador para idosos institucionalizados

UBI desenvolve programa de treino inovador para idosos institucionalizados

•   18 de fevereiro de 2021

STOP AGEING ! Um programa de treino inovador para idosos institucionalizados vai envolver a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University.

Ficheiro com o nome: Foto_STOP_AGEING

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai desenvolver o projeto “STOP AGEING”, destinado a desenvolver um programa de treino para idosos a residir em instituições. Financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, a iniciativa é promovida pelo Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, com coordenação do docente Daniel Marinho.

O projeto vai estar a cargo do consórcio liderado pela UBI, que integra como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University, sediada na cidade norueguesa de Bodo.

Esta iniciativa bilateral tem como propósito contribuir para a preservação e melhoria da capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados, através da implementação de programas de treino de força em Portugal e na Noruega.  Trata-se de um projeto inovador na forma como será executado, que contará com a participação de 80 idosos institucionalizados.

Pretende-se promover o contacto social e a partilha de novas experiências entre todos os participantes envolvidos, promovendo a prática do exercício físico de forma regular em idosos a residir em instituições ou que frequentem centros de dia da Cova da Beira e da região de Bodo.

A iniciativa define ainda como metas específicas: melhorar a capacidade funcional, através da otimização da força e potência muscular; prevenir a ocorrência de quedas; estimular a componente cognitiva; promover a inclusão social; sensibilizar a população sénior para a importância da prática desportiva regular; e apresentar soluções práticas como, por exemplo, sessões de treino em regime online durante períodos de confinamento social.

A equipa de trabalho da UBI é constituída pelos docentes do DCD Daniel Marinho, Mário Marques, Henrique Neiva e Ricardo Ferraz e, ainda, pelo doutorando Diogo Marques. Na Santa Casa da Misericórdia do Fundão são responsáveis os animadores sócio-culturais e técnicos de exercício físico César Serrão e Cláudia Andresson e a coordenadora técnica Alice Rosa. Da parte da Nord University, a equipa é constituída pelo docente Roland van den Tillaar e os seus técnicos.

Sobre os EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Data da última atualização: 2021-02-18