3. Luís Taborda Barata no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Luís Taborda Barata no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

•   01 de março de 2021

O docente da UBI foi nomeado para o órgão consultivo do Governo nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ficheiro com o nome: Luis_Taborda_Barata

Luís Taborda Barata, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do CICS, é um dos elementos nomeados para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Trata-se de um órgão consultivo do Governo, da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O CNCTI, que reúne esta segunda-feira, 1 de março, pela primeira vez, vai funcionar em estreita colaboração com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. De acordo com o MCTES, o Conselho é criado para o “desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação”. O órgão consultivo deve ainda “colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que para tal seja solicitado pela Assembleia da República”.

O CNCTI funciona em plenário, comissões autónomas e temáticas, abrangendo qualquer área do conhecimento e incluindo investigadores e empresários. O plenário integra os presidentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional de Inovação e do IAPMEI, juntamente com 20 individualidades de reconhecido mérito em diferentes áreas do conhecimento e da economia, incluindo líderes académicos, científicos e empresariais, com uma ampla diversidade institucional e territorial.

O CNCTI tem como presidente José Manuel Mendonça (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).

Data da última atualização: 2021-03-01