Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI inicia rastreios à COVID-19

UBI inicia rastreios à COVID-19

  • NOTÍCIA
  •   19 de abril de 2021  

O plano abrange toda a comunidade académica. Os testes são gratuitos e voluntários e estão disponíveis até final do mês.

Ficheiro com o nome: TestesCovid_Site

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou esta segunda-feira, 19 de abril, o plano do rastreio à COVID-19. A operação está a ser desenvolvida com recurso a elementos da academia e conta com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – parceira a nível nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – e do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB).

O arranque do plano coincidiu com o reinício das atividades presenciais na UBI e é mais uma medida destinada a criar maior segurança no dia a dia, abrangendo alunos, docentes e funcionários.

Há cinco pontos de recolha, que vão funcionar entre as 10h00 e as 16h00.

As amostras são feitas por voluntários. São eles médicos do Ano Comum, farmacêuticos (também dos últimos anos do curso), e o apoio de administrativos e de alunos de outras áreas da universidade, inscritos no Fundo de Apoio Social.

Os testes antigénio, também designados de “testes rápidos”, vão permitir ter um resultado em cerca de 30 minutos e, de acordo com coordenadora deste plano da UBI, a eficácia é elevada.

“São testes de despiste fiáveis, muito fáceis de executar e com uma sensibilidade já muito boa. Portanto, não há que ter receios, tanto na recolha como na interpretação de resultados. São pessoas que também pertencem à Universidade e têm experiência já em testes deste género”, explica Isabel Torrão.

Farmacêutica, especialista em análises clínicas, e pertencente ao Laboratório de Patologia Clínica do CHUCB, dá conta da importância da adesão a estes rastreios: “Pedimos mais uma vez à comunidade estudantil que tenha o máximo de cuidado e não se esqueça que a pandemia ainda não acabou. O confinamento foi importante e o desconfinamento tem de ser feito com todo o cuidado. Participem nestes testes é o meu conselho como profissional de saúde”.

Durante a manhã, Leila Sales, enfermeira que faz parte da Cruz Vermelha Portuguesa, esteve a apresentar o programa e a dar formação aos participantes do plano, numa sessão que teve lugar na Faculdade de Ciências da Saúde e que contou com a presença de Ana Martinho, Administradora da UBI.

Os testes são gratuitos e voluntários e a ficha de inscrição está disponível online.

  •   UBI
Data da última atualização: 2021-04-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.