3. Prémio internacional para artigo de investigadores da UBI

Prémio internacional para artigo de investigadores da UBI

•   21 de maio de 2021

O trabalho foi apresentado no 7.º Encontro sobre Economia da Energia e Ambiental (Meeting on Energy and Environmental Economics – ME3).

Ficheiro com o nome: ME3

O artigo “What is the role of foreign direct investment in energy transition? An analysis of OECD countries”, de Rafaela Vital Caetano, estudante do 1.º ano do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia (associação UÉ-UBI), foi premiado com o International Association of Energy Economics (IAEE) Student Prize, no 7.º Encontro sobre Economia da Energia e Ambiental (Meeting on Energy and Environmental Economics – ME3), realizado, em formato online, no passado dia 7 de maio.

O trabalho em apreço, elaborado em coautoria com António Marques (docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais), Tiago Afonso (docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) e Isabel Vieira (docente e investigadora da Universidade de Évora), analisa os efeitos que o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) tem no nível de poluição dos países recetores, examinando também o papel desse Investimento na transição energética. De acordo com Rafaela Vital Caetano, o “artigo tenta desconstruir o que sustenta a Pollution Haven Hypothesis (PHH) ao analisar o efeito das entradas de IDE na poluição para um grupo de 15 países da OCDE, ou seja, um grupo de países desenvolvidos. Para além disso, é estudada a relação do efeito na poluição, com o efeito na transição energética, analisando simultaneamente os impactos do IDE no consumo de energia fóssil e renovável”.

Para a estudante de Doutoramento, “este reconhecimento tem uma grande importância ao nível curricular, mas principalmente ao nível pessoal”. Rafaela Vital Caetano salienta que se trata de “uma motivação adicional, que reaviva a memória do quão bom é trabalharmos e investigarmos numa área com a qual nos identificamos e com pessoas com as quais também nos identificamos”.

A 7.ª edição do ME3 foi organizada pela unidade de investigação Governance, Competitiveness and Public Policies (GOVCOPP) e Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro em parceria com a Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN) e a International Association for Energy Economics (IAEE).

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Data da última atualização: 2021-05-21