Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI em consórcio que estuda incorporação de óleos essenciais em têxteis

UBI em consórcio que estuda incorporação de óleos essenciais em têxteis

  • NOTÍCIA
  •   09 de setembro de 2021  

O projeto NEO4Future pretende soluções inovadoras para a produção de tecidos e malhas com propriedades cosméticas.

Ficheiro com o nome: neo4future

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa num projeto de investigação que está a desenvolver um processo que permita a incorporação de óleos essenciais em filamentos têxteis. NEO4Future é a designação do consórcio responsável pelo projeto de co-promoção que pretende apresentar uma solução altamente inovadora no âmbito da produção de estruturas têxteis cosméticas, que apresentem as mesmas propriedades dos óleos essenciais.

O NEO4Future visa reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação através do desenvolvimento de novas formulações de óleos essenciais, encapsulamento das mesmas em estruturas (nano)porosas biocompatíveis que protejam os óleos essenciais na fase de incorporação em filamentos têxteis e, por fim, criar têxteis funcionalizados com esses fios. Os tecidos e malhas são assim enriquecidos com os óleos essenciais, que serão libertados de forma prolongada durante o seu uso.

Além da UBI, o consórcio integra a Fitexar (líder do projeto), a Blossom Essence, empresa especializada no campo da extração de óleos essenciais, a Smart Inovation, empresa de nanotecnologia, e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

A equipa da UBI neste projeto é composta pelos docentes e investigadores Nuno Belino, do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (Faculdade de Engenharia), Jesus Rodilla, Lúcia Silva, Pedro Rocha e Amélia Rute, que fazem parte do Departamento de Química (Faculdade de Ciências) e Eugénia Alba, do Departamento de Ciências Médicas (Faculdade de Ciências da Saúde).

O projeto NEO4Future é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção. Envolve um investimento elegível de 936 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 674 mil euros.

Data da última atualização: 2021-09-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.