3. UBI participa em projeto de 1,2 milhões de euros na área da Medicina Genómica

UBI participa em projeto de 1,2 milhões de euros na área da Medicina Genómica

•   29 de setembro de 2021

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aprovou recentemente o “Projeto de Capacitação da Região Centro para a Medicina Personalizada/de Precisão, de base genómica”, que envolve as três universidades e principais hospitais da Região Centro.

Ficheiro com o nome: genomica

O projeto tem como objetivo preparar as unidades de investigação e as unidades de saúde para os novos desafios colocados pelos avanços científicos na área da genómica humana e a sua aplicação na melhoria da prestação dos cuidados de saúde.

Esta nova área da Medicina tem vindo a ser designada como Medicina Personalizada, Medicina de Precisão ou Medicina Genómica e refere-se a um modelo de prática médica que utiliza o conhecimento do perfil genético de cada pessoa para individualizar (ou personalizar) os cuidados médicos. Por exemplo, os dados genéticos de uma pessoa poderão ser utilizados para escolher o tratamento mais adequado para essa pessoa, gerando ganhos de eficácia e também económicos. Também é possível fazer o diagnóstico de várias doenças antes do aparecimento dos primeiros sintomas, ou determinar a predisposição genética para estas, e proporcionar medidas de prevenção atempadas.

A Medicina Genómica tem assim o potencial de revolucionar o exercício futuro da medicina e o projeto agora financiado pretende reforçar a competitividade internacional da Região Centro nesta área.

O projeto, a ser desenvolvido sob a forma de consórcio, prevê a capacitação técnica para a sequenciação genómica, a transferência de conhecimento para as unidades de saúde e tecido empresarial, e ações de divulgação junto de profissionais de saúde e público em geral. Numa primeira fase, cada universidade ficará responsável por desenvolver a Medicina Genómica orientada para uma doença em particular. A UBI ficará responsável por desenvolver a Medicina Genómica na área da diabetes, podendo ser posteriormente alargada a outras doenças.

A UBI, através do UBImedical, ficará ainda responsável pelo apoio à criação e incubação de novas empresas (“startups”) na área da Medicina Genómica.

O projeto terá a duração de dois anos e um financiamento global de 1,2 milhões de euros, comparticipado pelo programa Centro 2020. Na UBI, o projeto será coordenado pelo médico e investigador Manuel Lemos e conta com a participação de vários investigadores da UBI, localizados no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), UBImedical, Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE-UBI) e Centro de Competências em Cloud Computing (C4-UBI).

Data da última atualização: 2021-09-29