3. Doutoramento em Matemática e Aplicações acreditado por seis anos

Doutoramento em Matemática e Aplicações acreditado por seis anos

•   07 de outubro de 2021

O curso de 3.º Ciclo da Faculdade de Ciências da UBI recebeu elogios da parte da A3ES.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O Doutoramento em Matemática e Aplicações da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditação incondicional por seis anos. O curso que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências recebeu nota positiva da entidade independente que certifica os cursos superiores em Portugal.

A Comissão de Avaliação Externa (CAE), responsável pelo relatório final que sustenta a decisão, teceu elogios ao corpo docente envolvido no programa de doutoramento, “constituído por um grupo de investigadores ativos, que publicam regularmente em periódicos internacionais, maioritariamente em áreas centrais da Matemática”.

É ainda destacado que “a grande maioria dos docentes pertence ao Centro de Matemática e Aplicações (CMA-UBI), avaliado com Muito Bom pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, na última avaliação internacional” e “o apoio do centro é fundamental para o programa”.

Um aspeto positivo “crucial” diz respeito “ao forte compromisso do corpo docente com o sucesso do ciclo de estudos”, refere a CAE, justificando que a “formação inicial de alunos com origens muito diversas é uma tarefa muito árdua e exigente e os orientadores têm feito um trabalho excelente”.

Os alunos “estão extremamente satisfeitos com o programa de doutoramento, nomeadamente com a disponibilidade dos seus orientadores e com as condições oferecidas pela UBI em termos de instalações, material informático e acesso à biblioteca”, segundo a A3ES, que acrescenta: “Muitos sublinharam que o custo de vida na Covilhã, a segurança e o ambiente agradável da cidade, a habitação e as cantinas universitárias contribuem para que tenham uma experiência muito positiva”.

Sobre os estudantes internacionais, nomeadamente oriundos de países africanos de língua portuguesa, como Angola, “o programa tem um claro valor acrescentado, fazendo uma grande diferença não só para a sua formação, mas também para o desenvolvimento da Matemática no seu país de origem”.

O curso de 3.º Ciclo em Matemática e Aplicações tem como objetivos permitir que os alunos titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, em várias áreas da Matemática Aplicada e Matemática, possam orientar a sua formação no âmbito de um programa de Doutoramento em Matemática e Aplicações; proporcionar a possibilidade da aquisição e consolidação de conhecimentos de interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas científicas; proporcionar as condições para a aquisição de experiência de investigação independente e estimular a divulgação de resultados originais.

Este ciclo de estudos integra a oferta formativa de Doutoramentos da UBI, cuja última fase de candidaturas termina a 15 de outubro.

3º Ciclo/Doutoramento em Matemática e Aplicações
Candidaturas 3º Ciclo/Doutoramento