Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Workshop da APDR debate universidades mais cívicas

Workshop da APDR debate universidades mais cívicas

  11 de outubro de 2021  

Img:

A reflexão, realizada no âmbito da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, teve o contributo de especialistas internacionais.

A Universidade da Beira Interior (UBI) dedicou dois dias ao papel desempenhado pelas universidades mais cívicas na promoção de ecossistemas, bem como de dinâmicas estruturais e de mudança, e os seus correspondentes impactos na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento regional, especialmente, em regiões de baixa densidade.

Este foi o principal foco do 26.º Workshop da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), que decorreu no edifício da incubadora UBImedical, e se constituiu como um marco importante na criação de um fórum internacional sobre o tema.

O evento disponibilizou ainda um conjunto de estudos de caso de benchmarking internacional, sobre boas práticas e iniciativas destinadas a criar e fomentar ecossistemas sustentáveis, a nível regional. Evidenciou ainda como essas boas práticas internacionais podem ser replicadas, no futuro, para desenhar uma nova geração de políticas públicas inteligentes, no sentido de fomentar a criação de mais unidades empresariais inovadoras e promover práticas sustentáveis.

O Workshop da APDR teve lugar nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, com o título de “Universidades Cívicas, Ecossistemas e Desenvolvimento Regional em Regiões de Baixa Densidade Industrial”, contando com uma comissão organizadora ibérica composta por João Leitão (NECE, UBI), Dina Pereira (NECE, UBI), Esteban Hidalgo (Universidad de Extremadura), Francisco Moruno (Universidad de Extremadura), e Jose Preciado (Universidad de Extremadura). O evento foi organizado com o apoio do Projeto Europeu R&I Loop (https://riloop.eu/), no âmbito do Programa Erasmus +, totalizando 24 apresentações, em regime presencial e à distância, com transmissão online via Facebook.

O primeiro dia do Workshop contou com um Key-note Speech assegurado por Michael Fritsch (Friedrich Schiller University Jena, Alemanha) e Michael Wyrwich (Rijksuniversiteit Groningen, the Netherlands), os quais abordaram o tópico “A inovação bem-sucedida requer grandes áreas urbanas? Alemanha como Contra-exemplo”, e ainda um painel de apresentações sobre: “Universidades Cívicas e Ecossistemas”, moderado por Joana Costa (Universidade de Aveiro, Portugal).

O segundo dia começou com dois painéis, em paralelo, um dedicado às “Boas Práticas”, que contou com a moderação de Rosa Valdés (Universidad Politécnica de Madrid, Espanha) e outro sobre a “Especialização Inteligente I”, moderado por José Preciado (Universidad de Extremadura, Espanha), seguindo o evento com um painel sobre: “Universidades Cívicas: Conceitos e Aplicações”, que contou com a moderação de Hugo Pinto (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e Universidade do Algarve, Portugal). Na parte da tarde, marcou presença Fernando Alexandre (Universidade do Minho, Portugal), como Keynote Speaker, efetuando uma apresentação sobre “Fundos Europeus de Investimento Estrutural e produtividade: uma análise empírica”. Seguiu-se um segundo painel sobre “Especialização Inteligente II”, que foi moderado por Ramona Tiganasu (Alexandru Ioan Cuza University of Iasi, Roménia).

No final do evento o comité organizador atribuiu três prémios. Na categoria de “Best Practice”, a apresentação de Ângela Gonçalves intitulada: “A missão cívica de fomentar o empreendedorismo em BIOHEALTH: o estudo de caso de BIO-ALL, um projeto Erasmus+”; foi a distinguida. Na categoria de “Best Junior Presentation”, foram distinguidas as investigadoras Petra Szávics e Sabrina Tomasi, com a apresentação sobre: “Condutores e desafios do envolvimento universitário relacionados com as RIS3: Perceções de cinco regiões Europeias”. O prémio de “Best Paper” foi atribuído a Hugo Pinto, por motivo da apresentação intitulada: “Institucionalização da inovação nas regiões periféricas: o papel das universidades na especialização inteligente em Portugal”.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-10-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.