3. Estudo de alunas da UBI recebe Prémio Investigação 2020

Estudo de alunas da UBI recebe Prémio Investigação 2020

•   27 de outubro de 2021

Liliana Ramos e Isabel Vieira, estudantes do Doutoramento em Ciências do Desporto, foram premiadas no 14.º Congresso Nacional da AGAP.

Ficheiro com o nome: premios-c-desporto

O estudo “VidaProFit”, desenvolvido por Liliana Ramos e Isabel Vieira, estudantes do 3.º Ciclo/Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), ganhou o Prémio Investigação 2020 nos Prémios Fitness e Saúde da AGAP-Portugal Activo, no dia 22 de outubro, durante a realização do 14.º Congresso Nacional da AGAP.

Orientado pelas docentes Dulce Esteves (UBI), Vera Simões e Susana Franco (Escola Superior de Desporto de Rio Maior), o projeto premiado consiste no desenvolvimento e validação de um instrumento – o “VidaProFit” - que visa contribuir para a melhoria das condições dos profissionais de fitness em Portugal, nomeadamente os portadores de título de Técnico de Exercício Físico e Diretor Técnico.

Com este estudo pretende-se caracterizar os profissionais relativamente a dados sociodemográficos e aspetos relacionados com a sua intervenção profissional, avaliar a satisfação profissional e a qualidade de vida, bem como determinar os problemas físicos relacionados com o trabalho (músculo-esqueléticos, vocais e auditivos).

De acordo com Dulce Esteves, docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI, “os resultados são muito importantes para a caracterização dos profissionais de fitness de Portugal, num estudo inédito a este nível. O prémio recebido vem enfatizar as importantes conclusões retiradas deste trabalho”.

O Prémio Investigação 2020, atribuído às duas doutorandas da Universidade da Beira Interior, tem como objetivo distinguir um profissional associado, cujo desenvolvimento de um projeto de investigação tenha impacto direto no setor do Fitness e Saúde em Portugal.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Data da última atualização: 2021-10-27