3. Projeto SPRING organiza evento final dedicado às empresas familiares

Projeto SPRING organiza evento final dedicado às empresas familiares

03 de dezembro de 2021

O evento de disseminação vai apresentar os resultados do projeto cofinanciado pelo programa Erasmus + (KA2 Knowledge Alliances).

O projeto SPRING – Succession Planning and Regeneration in Family Business for New Growth through an Innovative Training Programme, um dos maiores projetos cofinanciados pelo programa Erasmus + (KA2 Knowledge Alliances), dedicado a Empresas Familiares, promove um evento final de disseminação de resultados, dia 7 de dezembro (terça-feira), a partir das 14h30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Anfiteatro 7.21) da Universidade da Beira Interior (UBI).

O programa contempla uma sessão de boas-vindas por parte do Reitor da UBI, Mário Raposo, seguido de uma breve apresentação dos objetivos e resultados alcançados pelo projeto SPRING a nível nacional, nomeadamente na capacitação de Empresas Familiares, assim como a apresentação do handbook de boas práticas de gestão e uma App que permite autoavaliar a preparação para a sucessão.

Segue-se uma mesa redonda dinamizada por Arminda do Paço, Coordenadora do projeto e presidente da FCSH-UBI, que discutirá aspetos críticos vivenciados pelas empresas familiares e que conta com a presença de Rita Nabeiro (Grupo Nabeiro – Delta Cafés), Marina Malhão Pereira (Associação das Empresas Familiares), Rosa Areias (Consultora da PwC) e Marisa Monteiro (advogada especializada em sucessão). Na parte final do evento, haverá espaço a questões por parte do público e a um coffee-break/networking. O evento é de livre acesso e destina-se essencialmente a membros de empresas familiares, estudantes e académicos com interesse pela área.

O projeto SPRING, que teve a duração de três anos, encontra-se agora na reta final, tendo procurado contrariar as estatísticas negativas associadas à continuidade das Empresas Familiares - apenas 30% alcançam a terceira geração. Como principais atividades desenvolvidas, destaca-se um pack completo de módulos formativos e sessões de consultoria e ferramentas, tendo em vista um processo de sucessão bem-sucedido e o crescimento e competitividade desta tipologia de empresas, que representa mais de 70% do total de empresas na Europa. Além da UBI, o projeto é constituído por um consórcio de 11 parceiros, provenientes de nove países europeus (Chipre, Itália, França, Malta, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Bélgica).

Projeto Spring
Contacto: edgar.nave@ubi.pt