3. Filmes da UBI exibidos no “Canal 180”

Filmes da UBI exibidos no “Canal 180”

•   08 de fevereiro de 2022

Os trabalhos realizados por alunos de Cinema vão ter um espaço de exibição durante o mês de fevereiro, no canal de cabo dedicado à arte e cultura.

Ficheiro com o nome: UBI_Canal180

Um conjunto de filmes produzidos na Universidade da Beira Interior (UBI) vai estar em destaque durante este mês no “Canal 180”, que se dedica exclusivamente a conteúdos culturais na área das artes. Os trabalhos realizados no âmbito da Licenciatura e do Mestrado em Cinema serão exibidos todas as sextas-feiras, a partir de 11 de fevereiro (23h00). Com o título de “Showcase UBI”, e duração de aproximadamente 60 minutos, o programa prevê a exibição de seis filmes.

O público terá oportunidade de conhecer produções que mostram a qualidade evidenciada pelos alunos da UBI e, simultaneamente, retratos diversificados de elementos da história e sociedade de diversas regiões do país.

O programa inclui, entre outros, “Flor de Lótus” (2018), de Marisa Alves Pedro, Maria Clara Norbachs e Ana Paula Junqueira, um documentário poético que reflete sobre a juventude e a velhice; “Direito à Memória” (2019), de Rúben Sevivas, que parte de uma gravação de som inédita de um comício do General Humberto Delgado, na cidade de Chaves; “Aldeia do Diabo” (2019), de Melissa Gomes, Marcos Kontze, Bruno Acosta e Tom Freitas, produzido no âmbito da Residência Artística Montanha Mágica, rodado em Vinhais, que retrata a Festa da Cabra e do Canhoto, uma tradição ancestral na aldeia de Cidões; “Século Abandonado” (2021), de Henrique Linhales Rangel, que se debruça sobre os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha; “Intimum” (2021) de Márcia Alexandra, um retrato do quotidiano de homens e mulheres transmontanas; e, por fim, “Lembranças da vida moderna” (2017), de Inês Soares, filmado em vários pontos do país, e que venceu, em 2018, o prémio de melhor documentário na 15.º Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC).

As vantagens do “Showcase UBI” são destacadas pelo diretor do 1.º Ciclo em Cinema da UBI, Tiago Fernandes: “Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o ‘Canal 180’, uma vez que se trata de mais um justo reconhecimento da qualidade e pertinência dos filmes produzidos nos cursos de Cinema da UBI, mas também do valor de todos os alunos envolvidos na produção dessas obras”.

O docente da Faculdade de Artes e Letras refere ainda que “o grande objetivo é manter o trabalho de promoção e divulgação que vem sendo feito nos últimos anos e, progressivamente, fazer com que os filmes cheguem a um público cada vez maior, de forma a comprovar a qualidade e especificidade da formação em Cinema da UBI”.

O ‘Canal 180’, enquanto meio de comunicação dedicado exclusivamente ao domínio das artes e da criatividade, surge como “o parceiro ideal para continuar a difundir as nossas produções, junto de um público que procura constantemente novos conteúdos criativos”, conclui Tiago Fernandes.

Joana Mesquita, produtora editorial, refere que a “alguns dos melhores artistas, criadores e instituições de todo o mundo têm estado abertos a colaborar com o Canal”, dando como exemplo séries tais como “Yours Truly”, “The Creator Class”, “Archdaily”, “Gestalten tv”, “AvantGarde Diaries.

Entre os parceiros estão os museus Louisiana (Dinamarca), Serralves (Portugal) e exibições de trabalhos de realizadores como Vincent Moon, Sean Dunne, Catarina Vasconcelos, Sophy Romvari, Carlos Casas, Núria Gimenez e Sérgio Silva.

Data da última atualização: 2022-02-08