3. Mestrado em Bioengenharia acreditado por seis anos

Mestrado em Bioengenharia acreditado por seis anos

•   25 de fevereiro de 2022

A A3ES certificou o curso da Faculdade de Engenharia pelo período máximo que a lei permite.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O curso de 2.º Ciclo em Bioengenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por seis anos. A qualidade deste mestrado foi assim reconhecida pelo período máximo previsto por lei, no âmbito das avaliações a que são submetidas as formações superiores nacionais.

A formação da Faculdade de Engenharia (Departamento de Engenharia Eletromecânica) tem, entre os seus objetivos gerais, o de englobar as diferentes aplicações de engenharia incluídas na formação em Bioengenharia, nomeadamente a Bioengenharia Clínica, a Informática Biomédica e a Instrumentação, Automação e Controlo, que correspondem a mercados de trabalho diferenciados, mas com formação de base comum.

Os diplomados ficam com a capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia de processos, da biotecnologia, da informática médica e da automação e controlo.

O curso está preparado para oferecer aos estudantes três percursos alternativos que permitem assumir diferentes perfis (Bioengenharia Clínica, Informática Biomédica e Instrumentação, Automação e Controlo), após um tronco comum forte em Bioengenharia.

Entre as saídas profissionais desta formação estão as indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, valorização de materiais naturais, ambiente e saúde); engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa); dispositivos médicos (próteses externas e internas); e ainda instrumentação biomédica e clínica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, biónica; e telemedicina, informática biomédica.

São admitidos alunos com o 1.º Ciclo completo em Bioengenharia ou em cursos de áreas afins como Biotecnologia, Ciências Biomédicas e Engenharia Biomédica. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.

O Mestrado em Bioengenharia é uma das formações disponíveis na 1.ª Fase do concurso para os 2.º Ciclos de Estudos conducentes ao grau de Mestre, com um total de 15 vagas. As candidaturas funcionam online, até 27 de abril.

Data da última atualização: 2022-02-25