3. UBI celebra amanhã 36 anos com Sessão Solene

UBI celebra amanhã 36 anos com Sessão Solene

•   29 de abril de 2022

A cerimónia de aniversário inclui a outorga de dois doutoramentos Honoris Causa. Vai decorrer na Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 15h00.

Ficheiro com o nome: 30abril2022-01

A Universidade da Beira Interior (UBI) celebra amanhã, dia 30 de abril, os 36 anos da sua criação, numa Sessão Solene que regressa aos moldes tradicionais, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia da COVID-19.

Um dos destaques da Cerimónia é a atribuição de dois doutoramentos Honoris Causa a Orlando António Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).

A celebração vai decorrer no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, a partir das 15h00.

Mário Raposo, Reitor da UBI, é o primeiro interveniente, seguindo-se o discurso do presidente da Associação Académica, Ricardo Nora.

O programa continua com a Outorga de Cartas de Agregação; Imposição de Insígnias Doutorais; e Entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril de 2022. Os melhores estudantes do 1.º Ciclo/Mestrado Integrado que terminaram o curso em 2020/21 vão também merecer destaque, recebendo prémios de mérito escolar.

Terminada esta parte da cerimónia, a UBI reconhecerá, através de doutoramentos Honoris Causa, duas figuras de elevado relevo científico e de administração universitária, de Moçambique e de Angola.

Em comum, apresentam um percurso profissional e académico revelador de alto valor, desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao Ensino Superior português.

Orlando António Quilambo é Reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde 2011, depois de ter desempenhado outras funções de administração na instituição como Vice-reitor, Diretor Científico e Diretor da Faculdade de Ciências. Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen, da Holanda, tem ainda formação em áreas da gestão universitária. O seu percurso inclui a participação em organismos como Associação das Universidades Africanas, a Associação do Ensino à Distância dos Países de Língua Portuguesa e a Associação das Universidades da Língua Portuguesa. Tem como Madrinha na homenagem Isabel Ferra, docente Jubilada da UBI.

Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo desde 2015, foi, anteriormente, Reitor da Universidade Agostinho Neto, também sediada em Angola. É Engenheiro Agrónomo, Mestre em Agro-Química pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga República Democrática da Alemanha (RD) e Doutorado em Nutrição Vegetal, pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (República Federal da Alemanha). É Vice-Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual a UBI faz parte. Em Angola, é membro fundador e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (Cruang). Integrou também o Governo de Angola e o Comité Consultivo Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia da SADC da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. Terá como Padrinho José Carlos Venâncio, docente do Departamento de Sociologia da UBI.

Após a outorga de insígnias, o ato solene prossegue com o discurso de Hugo Carvalho, presidente do Conselho Geral da UBI, seguido da intervenção de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.

•   UBI
Data da última atualização: 2022-04-29