Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Solução para os doentes que tomam anticoagulantes orais vence Hackathon Mundo Biomédico

Solução para os doentes que tomam anticoagulantes orais vence Hackathon Mundo Biomédico

  • NOTÍCIA
  •   27 de maio de 2022  

Projeto de alunas do Mestrado em Ciências Biomédicas apresenta uma solução para os doentes que tomam regularmente anticoagulantes orais.

Ficheiro com o nome: uMonitor

 

A equipa uMonitor venceu a 5ª edição do Hackathon Mundo Biomédico, um concurso para ideias nas áreas da saúde e ciências da vida. Desta forma, arrecadou o prémio no valor de 350 euros, com uma solução para os doentes que tomam regularmente anticoagulantes orais. A ideia passa por um sensor com microagulha colocado na pele para medição dos valores de INR (Rácio Internacional Normalizado) e cálculo da dose mais adequada a ser administrada àquele paciente.

Além da uMonitor, estiveram a concurso as ideias da GlicoChip (medição de níveis de glucose por um “chip” intradérmico), da Lab-on-a-Cup (copo com biossensores integrados para a deteção de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis na urina), da Multi-Prick (sistema de “pipeta multicanal” para diagnóstico de alergias), da ProxyEye (pulseira com diversos sensores para detecção de situações inesperadas no quotidiano de pessoas com problemas visuais) e da S&S EngSaúde (sistema de suporte à decisão para classificação do grau de severidade da doença de Parkinson).
A seleção da equipa vencedora esteve a cargo de um júri composto por Dina Pereira, gestora da UBImedical, Vasco Lopes, CEO da DeepNeuronic, e João Milheiro, Lab Manager do Fab Lab Aldeias do Xisto.

A final teve lugar no dia 26 de maio, no UBImedical | UBIExecutive, pelo 5.º ano consecutivo. O concurso centra-se nas áreas da saúde e ciências da vida e destina-se a alunos destas áreas. É organizado pelo docente da FCS/CICS-UBI, Eduardo Cavaco, e Dina Pereira, do Ubimedical.

Data da última atualização: 2022-05-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.