Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Acreditação de seis anos para Licenciatura em Química Industrial

Acreditação de seis anos para Licenciatura em Química Industrial

  02 de agosto de 2022  

Img:

O curso é considerado “muito importante no regime do Ensino Superior Português”.

A Licenciatura em Química Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditada por seis anos, o período máximo permitido por lei. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou o curso da Faculdade de Ciências da UBI, considerado muito importante no regime do Ensino Superior Português, com muitos pontos fortes e sucesso razoável no seu impacto.  

O relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere que o 1.º Ciclo “é ministrada por pessoal competente, dinâmico e cientificamente produtivo, utilizando boas infraestruturas (equipamentos e laboratórios)”, resultando num sentimento “muito positivo”, por parte dos “estudantes, licenciados e empregadores”.

Outros pontos fortes do curso, segundo a CAE, são o bom ambiente académico e instalações universitárias, incluindo apoio social; as condições gerais na Universidade e Covilhã para alojamento estudantil, cantinas e bibliotecas; e a satisfação dos alunos e graduados sobre ferramentas de aprendizagem, atitude dos professores e técnicos, e equipamentos laboratoriais acessíveis, entre outros.

Os alunos ouvidos revelam que o curso “excedeu as suas expectativas” e manifestam que teve bom impacto na “eficiência do seu emprego”. Por outro lado, existe “boa opinião sobre a qualidade dos licenciados nos seus postos de trabalho”.

O 1.º Ciclo em Química Industrial permite aos alunos adquirir as competências necessárias ao desenvolvimento de atividades profissionais no âmbito de laboratórios de análises e de investigação, nas áreas da Química, Bioquímica e Ambiente.

Permite saídas profissionais em empresas vocacionadas para estudos de impacto ambiental e de controlo da poluição; indústria alimentar, nomeadamente na transformação, conservação e preservação de alimentos; controlo de qualidade de matérias primas e produtos; análise e tratamento de águas: tratamento de resíduos; marketing de produtos químicos e equipamentos; consultadoria em empresas privadas, autarquias ou organismos públicos Laboratórios de análises químicas; e investigação científica.

O 1.º Ciclo em Química Industrial está disponível no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, com 24 vagas. Tem como provas de ingresso uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 16 Matemática.

Mais informação
1.º Ciclo Química Industrial 

 

 

Partilhar

Data da última atualização: 2022-08-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.