3. Acreditação de seis anos para Licenciatura em Química Industrial

Acreditação de seis anos para Licenciatura em Química Industrial

02 de agosto de 2022

O curso é considerado “muito importante no regime do Ensino Superior Português”.

A Licenciatura em Química Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditada por seis anos, o período máximo permitido por lei. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou o curso da Faculdade de Ciências da UBI, considerado muito importante no regime do Ensino Superior Português, com muitos pontos fortes e sucesso razoável no seu impacto.

O relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere que o 1.º Ciclo “é ministrada por pessoal competente, dinâmico e cientificamente produtivo, utilizando boas infraestruturas (equipamentos e laboratórios)”, resultando num sentimento “muito positivo”, por parte dos “estudantes, licenciados e empregadores”.

Outros pontos fortes do curso, segundo a CAE, são o bom ambiente académico e instalações universitárias, incluindo apoio social; as condições gerais na Universidade e Covilhã para alojamento estudantil, cantinas e bibliotecas; e a satisfação dos alunos e graduados sobre ferramentas de aprendizagem, atitude dos professores e técnicos, e equipamentos laboratoriais acessíveis, entre outros.

Os alunos ouvidos revelam que o curso “excedeu as suas expectativas” e manifestam que teve bom impacto na “eficiência do seu emprego”. Por outro lado, existe “boa opinião sobre a qualidade dos licenciados nos seus postos de trabalho”.

O 1.º Ciclo em Química Industrial permite aos alunos adquirir as competências necessárias ao desenvolvimento de atividades profissionais no âmbito de laboratórios de análises e de investigação, nas áreas da Química, Bioquímica e Ambiente.

Permite saídas profissionais em empresas vocacionadas para estudos de impacto ambiental e de controlo da poluição; indústria alimentar, nomeadamente na transformação, conservação e preservação de alimentos; controlo de qualidade de matérias primas e produtos; análise e tratamento de águas: tratamento de resíduos; marketing de produtos químicos e equipamentos; consultadoria em empresas privadas, autarquias ou organismos públicos Laboratórios de análises químicas; e investigação científica.

O 1.º Ciclo em Química Industrial está disponível no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, com 24 vagas. Tem como provas de ingresso uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 16 Matemática.

1.º Ciclo Química Industrial

Data da última atualização: 2022-08-02