Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI recebe reunião de Acompanhamento do Programa Cidadãos Ativ@s

UBI recebe reunião de Acompanhamento do Programa Cidadãos Ativ@s

  • NOTÍCIA
  •   13 de setembro de 2022  

O encontro teve a participação da Embaixadora da Noruega em Lisboa, Tove Bruvik Westberg.

Ficheiro com o nome: reuniao_embaixadora_noruega

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a 4.ª Reunião Anual de Acompanhamento do Programa Cidadãos Ativ@s, componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais (ONG).

A Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, foi uma das participantes do encontro que se realizou na Reitoria da UBI, na última semana (8 de setembro).

Na reunião, antecedida por uma apresentação da UBI por parte do Reitor, Mário Raposo, participaram representantes das entidades gestoras do Programa Cidadãos Ativ@s, do Financial Mechanism Office dos EEA Grants, da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants. Em representação dos países doadores dos EEA Grants, esteve Tove Bruvik Westberg.

O Programa é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, e destina-se a apoiar a Sociedade Civil em Portugal. Gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, o Cidadãos Ativ@s tem uma dotação de 11 milhões de euros, a ser implementado ao longo do período 2018-2024.

O objetivo central é fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis. Para promover a sustentabilidade e a capacidade das ONG a longo prazo, fortalecendo o seu papel na promoção da participação democrática, da cidadania ativa e dos direitos humanos, o Programa procura apoiar projetos que promovam a democracia, a cidadania ativa, a boa governação e a transparência; os direitos humanos e a igualdade de tratamento, através do combate a quaisquer formas de discriminação; a justiça social e a inclusão de grupos vulneráveis; e a capacitação das ONG.

Os participantes na reunião aproveitaram a passagem pela Covilhã para conhecer melhor três projetos apoiados pelo Programa e desenvolvidos por ONGs da região, nomeadamente o projeto CIVITAS, da Associação Beira Serra, e os projetos COOLABORATÓRIO e Rasgar Silêncios, da Coolabora. Os dois últimos têm a UBI no grupo de parceiros.

  •   UBI
Data da última atualização: 2022-09-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.