2. SASUBI - Serviços de Açao Social
  3. SASUBI - Serviços de Açao Social - Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social

SASUBI - Serviços de Açao Social - Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social

Apresentação

O Gabinete de Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social (GAPES) teve início no dia 24/11/2010.

Este gabinete destina-se a toda a comunidade académica e tem como objetivo promover a saúde mental, através da oferta de serviços de apoio psicológico e de programas de envolvimento psicossocial, garantindo o respeito pela diversidade humana e pela confidencialidade dos serviços prestados.

Além disso, serão promovidas atividades de voluntariado e projetos de empreendedorismo social envolvendo a comunidade académica da UBI e intervindo nos diferentes quadrantes da sociedade.

Objetivos específicos:

• Oferecer apoio psicológico (individual)
  • Desenvolver programas específicos de apoio às necessidades dos alunos de maneira a maximizar todo o seu potencial de bem-estar e, consequentemente, levar a um aproveitamento positivo da experiência académica
  • Oferecer grupos de apoio específicos que atendam aos desafios, transições e oportunidades dos alunos
  • Proporcionar consultadoria a todos os membros da comunidade ubiana que promovam o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos
  • Intervir em situações de crise através de uma resposta colaborativa com outros recursos da comunidade
  • Promover o desenvolvimento de pesquisa aplicada
  • Proceder à elaboração de serviços de avaliação psicológica
  • Oferecer apoio psico-pedagógico aos alunos que apresentem dificuldades de estudo e aprendizagem
  • Oferecer apoio na tomada de decisão vocacional e de carreira
  • Desenvolver programas de educação para a Saúde, baseados na educação pelos pares, para dar resposta a problemáticas específicas (ex: álcool, drogas, VIH, etc.)
  • Desenvolver outros programas ou atividades de voluntariado e projetos de empreendedorismo social